Anvisa proíbe produção e venda de suplementos falsificados; veja lista

Ao ser notificada pela empresa fabricante dos suplementos originais, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos. Veja as diferenças.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a apreensão e a proibição da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda de suplementos alimentares falsificados. A medida foi publicada na última quinta-feira (23), no Diário Oficial da União (D.O.U.).

Veja também: Anvisa toma medidas por lotes falsificados de dois medicamentos

A decisão foi tomada após a empresa Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. comunicar à Anvisa sobre a falsificação de seus produtos. Segundo a empresa, eles estavam sendo divulgados e comercializados em diferentes plataformas eletrônicas de vendas.

Os suplementos falsificados em questão são: Coenzima Q10; Krill VIT; Ômega 3 – EPA DHA; Omegafor Vision. A empresa responsável pelos suplementos divulgou imagens mostrando as diferenças entre os produtos originais e falsificados. É possível verificar as diferenças por meio das características das embalagens e rótulos, além das diferenças nas cápsulas.

Como identificar os produtos falsificados?

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 original tem suas cápsulas de característica gelatinosa, na cor laranja. As informações a respeito do lote e validade do produto original estão disponibilizadas no fundo do frasco. O produto falsificado tem duas versões: uma com cápsulas duras e outra com cápsulas gelatinosa de outra cor.

Além disso, o produto falsificado é mais brilhoso que o original. No rótulo, o falsificado tem letras em tamanho maior e informações sobre lote e validade estão na lateral do frasco.

Suplemento original

Foto: Divulgação/Anvisa

Suplemento falsificado

Foto: Divulgação/Anvisa

Ômega 3 EPA DHA

O produto original e falsificado possui cápsulas de aparência semelhantes, visto que ambos são comercializados em versões gelatinosas transparentes. Contudo, o produto original possui tampa azul-escura, enquanto o produto falsificado tem a tampa branca. Ademais, as informações de rotulagem dos painéis secundários do produto original são coloridas, e as do produto falsificado são em preto e branco.

Suplemento original

Foto: Divulgação/Anvisa

Suplemento falsificado

Foto: Divulgação/Anvisa

Krill Vit

O Krill Vit original é comercializado em cápsulas gelatinosas pretas, enquanto o falsificado é fornecido em cápsulas duras. Em relação ao rótulo, o frasco do produto falsificado é mais brilhoso do que o do original, com o rótulo de tonalidade azul mais claro.

Suplemento original x Suplemento falsificado

Foto: Divulgação/Anvisa
Foto: Divulgação/Anvisa
você pode gostar também

Comentários estão fechados.