Anvisa toma medidas por lotes falsificados de dois medicamentos
Após ser informada pelas responsáveis dos medicamentos sobre os lotes falsificados, a Anvisa anunciou novas medidas a serem tomadas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou na última semana sobre lotes falsificados de dois medicamentos em comercialização no Brasil: Tysabri, indicado para tratamento de esclerose múltipla, e o Ozempic, indicado para tratamento de diabetes tipo 2. O anúncio relacionado ao Tysabri ocorreu após a Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda. informar à Anvisa sobre a falsificação do lote FF00336, válido até janeiro de 2026.
Veja também: Novo medicamento com efeito SUPERIOR ao do Ozempic é aprovado pela Anvisa; saiba mais
Segundo as informações do laboratório, o lote foi produzido somente para fins institucionais e não comerciais, com características divergentes do medicamento original. Dessa forma, a Anvisa determinou a apreensão, proibição de distribuição, comercialização e uso do produto falsificado.
A mesma medida foi adotada para o lote LP6F832 da Ozempic, com validade para novembro de 2025. De acordo com a Novo Nordisk, a empresa denunciou o lote como falso, visto que não considera esse lote de canetas válido. Assim, a Novo Nordisk anunciou em seu site que os consumidores devem desconfiar de preços muito baixos e pontos de vendas não tradicionais.
Tenho o remédio falsificado: o que fazer?
A Anvisa recomenda que os profissionais de saúde e a população adquira os medicamentos somente em estabelecimentos regularizados, sempre na embalagem completa e mediante emissão de nota fiscal. Em caso de remédios suspeitos de falsificação, os consumidores não devem utilizar o produto e precisam entrar em contato com os fabricantes para verificar a autenticidade.
Além disso, caso a falsificação seja detectada pelo profissional de saúde, a Anvisa deve ser comunicada imediatamente. A denúncia deve ser realizada preferencialmente pelo sistema Notivisa. No caso dos pacientes, a denúncia pode ser realizada na ouvidoria, por meio da plataforma FalaBR.
É possível conferir também a lista de produtos irregulares já identificados no Brasil, podendo ser realizada por meio do sistema de consultas no site da Anvisa. Para ter mais informações, a Anvisa possui o telefone de atendimento ao público, pelo 0800-642-9782.
Como identificar o Tysabri falsificado
A responsável pelo Tysabri no Brasil informou que há erros no produto falsificado, no lote FF00336. A empresa anunciou que há erros ortográficos no endereço da empresa responsável pela importação e distribuição do produto no Brasil, além de diferença na cor da faixa laranja e azul da embalagem.
Há também diferenciação na formatação das letras e ausência da inscrição em braile na embalagem. Com isso, é possível notar que o produto se trata de uma falsificação, e não do medicamento original.
Comentários estão fechados.