Apareceu mofo nas suas plantas? 3 hábitos são os culpados disso

O mofo é o resultado do acúmulo de microrganismos nas plantas e podem causar a sua morte gradual, então saiba como reduzir os riscos de deterioração.

As plantas costumam apresentar mofo quando são expostas a condições favoráveis ao crescimento de fungos. Por exemplo, umidade, calor e falta de ventilação, que devem ser constantemente monitorados em ambientes internos.

Veja também: Prepare o bolso: azeite de oliva pode ficar ainda mais caro; entenda o porquê

Nesse caso, o bolor é considerado uma forma de micélio, a parte vegetativa do fungo formada por filamentos chamados hifas. Logo, causa danos à planta, incluindo manchas e podridão, que configuram um estado de decomposição.

O que você deve saber para evitar o mofo em plantas

  • Tome cuidado com o excesso de água

Primeiramente, o excesso de água é uma das principais causas do mofo nas plantas, pois aumenta a umidade do solo e das folhas. Portanto, acaba criando um ambiente propício à proliferação de seres microscópicos que sequestram energia.

Em relação aos cuidados, é aconselhável regar a terra apenas quando necessário, observando a umidade. Além de usar vasos furados, realize o teste do toque, verificando se as raízes estão secas ou permanecem úmidas.

  • Não deixe de remover galhos e folhas mortas

Os galhos e as folhas mortas são fontes de matéria orgânica que atraem diversas bactérias. Esse processo prejudica a circulação de ar e a iluminação, enquanto rouba nutrientes essenciais que caracterizam seu crescimento.

Dito isso, é imprescindível fazer a poda e a limpeza periodicamente, removendo as partes danificadas. Afinal, trata-se de uma medida que também mantém o arranjo livre de doenças e estimula a floração durante a primavera e o verão.

  • Atente-se à composição do substrato

Por último, vale dizer que mudar o substrato às vezes é importante, porque elementos pesados ou pobres favorecem o acúmulo de água. Ou seja, realizar uma mistura de argila, terra, areia e até compostos orgânicos, facilita a manutenção.

Diante das recomendações, lembre-se de mudar o recipiente a cada dois anos, seguindo as necessidades conforme a espécie. Antes de tudo, fungos, pragas e até insetos precisam ser mantidos longe das plantas nos dias quentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.