Apenas estas 8 limitações seriam capazes de impedir o avanço do ChatGPT
O surgimento da criação da OpenAI ganhou uma popularidade indiscutível, mas a startup enfrenta muitas questões desafiadoras.
O surgimento do ChatGPT foi algo que fez com que todos nós pudéssemos repensar sobre o que é tecnologia. Apesar de ser avançado em questões humanas, a criação da OpenAI também apresenta limitações desafiadoras. É algo que todas as Inteligências também apresentam: há algo que precisa ser aperfeiçoado. A aquisição da linguagem humana é algo explorado pelo próprio humano, o que não seria tão fácil para as maiores tecnologias existentes.
Confira abaixo as principais limitações dessa IA:
Limitações do ChatGPT
Como um modelo de linguagem, capaz de traduzir entre idiomas, compor poesias e músicas, as habilidades da inteligência artificial não foram questionadas pelo público. O ChatGPT aproximou a linguagem robótica à linguagem humana.
No entanto, ele ainda apresenta empecilhos. Esses são seus principais freios:
Inteligência emocional
As respostas podem parecer bem pensadas e empáticas, mas a ausência de inteligência emocional torna-se uma limitação ao tentar se conectar com algo completamente humano.
Senso comum
Há algo que todos os humanos se esforçam para adquirir e desenvolver: o senso comum. A inteligência humana é capaz de identificar além do óbvio e é através disso que vemos a limitação da IA.
As inúmeras respostas que o ChatGPT pode oferecer nem sempre precisam ter sentido.
Compreensão textual
A aquisição da linguagem verbal é puramente humana. Compreender textos, contextos e seus sentidos não são tarefas fáceis, trata-se de habilidades que são desenvolvidas ao longo dos anos.
Mesmo que o ChatGPT faça uso da linguagem, o contexto é algo que pode ser deixado de lado pela IA. Para a exemplificação, o humor pode não ser identificado pelo ChatGPT.
Conhecimento
A IA consegue acessar inúmeras informações, mas é limitado frente ao que a mente humana pode conhecer. São respostas amplas e que fazem parte de um assunto específico, podendo não apresentar um desenvolvimento sobre o assunto.
Imprecisão
As respostas podem ser corretas, mas a ausência de precisão indica que falta um conhecimento sobre o contexto. Ao receber uma problemática complexa, a IA põe todas as suas habilidades à prova.
Incapacidade para gerar outras tarefas ao mesmo tempo
É melhor não exigir muito do ChatGPT, pois o funcionamento ideal é garantido somente quando indicamos apenas uma tarefa. O ponto forte, talvez, sejam breves resumos, explicações mais rápidas e conteúdos mais curtos.
Respostas tendenciosas
A IA foi treinada com uma gama de textos. Ou seja, as respostas podem tomar um partido de algo totalmente preconceituoso.
Incapacidade para gerar grandes estruturas
O ChatGPT possui dificuldade em produzir longos conteúdos com frases coerentes. A IA foi programada para conceder respostas mais curtas e específicas.
Comentários estão fechados.