Apenas quem sente dor crônica entende estas 8 coisas
A dificuldade para lidar com tarefas do dia a dia em razão das dores nem sempre é entendida adequadamente por todos.
Somente quem convive com dor crônica consegue entender o impacto provocado pelas dores em sua vida, desde atividades simples como dormir e manter a higiene pessoal até relacionamentos e trabalho.
A seguir, veja uma lista com 8 coisas que somente as pessoas com dor crônica vão entender. Se você vive com alguém com dor crônica, ser empático é fundamental. E se você convive com a dor crônica, continue a leitura e veja se você vai se identificar com os itens seguintes.
8 coisas que só quem tem dores crônicas vai entender:
1. Você não sabe como vai se sentir pela manhã
Cada dia é uma novidade para quem convive com dor crônica. O início do dia pode ser um paraíso, mas o final pode vir acompanhado de dores enormes.
2. Dificuldade das pessoas entenderem o que significa crônico
Mesmo com boas intenções das pessoas ao nosso redor, nem sempre é fácil para as pessoas entenderem que, muitas vezes, essa dor não vai passar.
3. Alguns dias vão ser mais fáceis do que outros
Conviver com dores crônicas por anos vai fazer você perceber que cada dia é um dia e as dores podem atingir graus diferentes.
4. Já ouviu “Você já tentou fazer ___?”
Por meio da necessidade de ajudar, algumas pessoas sempre perguntam se você já tentou fazer alguma coisa para melhorar a dor. Nesses momentos, queremos apenas empatia, não alguém para resolver nossos problemas.
5. Dificuldade dos médicos entenderem seu problema
Os profissionais de saúde são ótimos. No entanto, alguns médicos podem não entender adequadamente o seu problema, e a receita de medicamentos fortes cujo resultado pode ser a dependência química pode não ser o ideal.
6. Controlar a dor com outros métodos além de comprimidos
Controlar a dor crônica nem sempre quer dizer que uma pessoa vai se entupir de comprimidos. Fisioterapias, exercício físico e práticas de autocuidado como meditação são ótimas aliadas para reduzir as dores.
7. A dor muda tudo
Não é fácil se lembrar da vida antes da dor e de como esse fenômeno pode transformar tudo ao nosso redor, desde a maneira como usamos o nosso tempo e energia até o nosso trabalho e relacionamentos.
8. Suporte é fundamental
Estar acompanhada de pessoas que entendam o seu problema ou convivam com ele ajuda a vencer o estigma ao redor do tema e contribui para o desenvolvimento de uma nova relação com o seu corpo e a maneira de lidar com a dor.
Rir quando perguntam se você está sentindo dor, sentir alívio quando os medicamentos começam a fazer efeito, sentir ansiedade enquanto espera por eles e ainda assim saber que não serão suficientes para aliviar a sua dor também são outras coisas que apenas quem sofre com dor crônica sabe.
Comentários estão fechados.