Apesar de mais atualizado, Windows 11 tem menos migrações que o Windows 10; Entenda por quê

O sistema operacional é mais avançado, porém bem menos utilizado.

O lançamento do Windows 11 em outubro de 2021 foi um marco importante para a Microsoft, trazendo uma nova interface de usuário, recursos aprimorados, além de diversas melhorias. Desde então, o Windows 11 tem conquistado gradualmente sua parcela de usuários, mas ainda está longe de alcançar a popularidade da versão anterior, o Windows 10.

Agora, entenda por que o Windows 11 ainda registra menos usuários, mesmo sendo mais avançado.

Número de usuários do Windows 11 não chega nem perto do Windows 10

O Windows 10 figura como um dos sistemas operacionais mais populares da Microsoft. Mas, desde o lançamento do novo sistema operacional, a empresa esperava que ele ultrapassasse seu antecessor rapidamente. No entanto, isso não se tornou possível. Acontece que o Windows 10 ganhou mais usuários que o novo SO, contrariando as expectativas da Microsoft.

Problema de compatibilidade

O motivo para isso é que muitos computadores que são mais antigos não têm compatibilidade com o Windows 11. Isso significa que muitos usuários tiveram que ficar com o Windows 10 por causa da falta de suporte para hardwares antigos. Ainda assim, o Windows 11 tem aumentado sua participação no mercado gradualmente desde o seu lançamento.

Participação de mercado

De acordo com a StatCounter, empresa de análise e consultoria, o Windows 10 está presente na maioria das máquinas operadas pelo sistema operacional Windows. O número corresponde a incríveis 73,25%, sendo que no início deste ano a proporção correspondia a 68,86%.

Agora, quando se fala em Windows 11, os números caem bastante. Com a modéstia presença em 19,13% das máquinas, o produto, que é bem mais avançado, não é tão popular quanto se espera. No entanto, a nova versão não deixou de registrar novos usuários, mesmo que poucos.

Por que Windows 10 e 11 registraram novos usuários?

Recentemente, a Microsoft anunciou que as versões mais antigas do Windows deixariam de receber seus serviços de suporte. Logo, os usuários que utilizavam versões como Windows 7 e 8, para não ficarem desatualizados, migraram para as versões mais recentes.

Windows mais utilizados

Segundo relatórios da StatCounter, as versões do Windows mais utilizadas são:

Versão Presença em dispositivos (%)
Windows 10 73,25%
Windows 11 19,13%
Windows 7 5,39%
Windows 8.1 1,15%
Windows 8 0,52%
Windows XP 0,46%
você pode gostar também

Comentários estão fechados.