Aplicativo FIES é lançado para renegociação de dívidas

No dia 1° de setembro, a Caixa lançou um aplicativo chamado FIES CAIXA, que ajudará clientes com dívidas do empréstimo estudantil. Confira!

No dia 1° de setembro, a Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo chamado FIES CAIXA. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação, que auxilia jovens que querem fazer curso superior em instituições não gratuitas a conseguirem um financiamento.

Leia mais: O FIES e seu regramento; confira como conseguir 100% de financiamento

Quem pode ter direito ao FIES?

Jovens estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por mês, bolsista parcial do PROUNI e que opte pela inscrição no FIES no mesmo curso da Bolsa, além de quem está matriculado em cursos de licenciatura e teve um bom desempenho no ENEM, podem solicitar o financiamento.

Muitos estudantes tem dúvida do que acontece em caso de não pagamento do FIES, se neste caso podem perder o diploma. A resposta para isso é não, pois uma vez que você cumpriu todas as obrigações mediante a faculdade e colou o grau, você tem direito ao diploma sim.

Agora, o não pagamento da dívida fará com que seu nome e CPF sejam listados como inadimplente no SERASA. A partir daí, se não regularizar sua dívida, não conseguirá mais ter acesso a outras formas de financiamento, tanto bancário como de imóveis e automóveis.

Diante disso, o aplicativo FIES CAIXA surgiu para que os usuários do programa que possuem inadimplência possam consultar suas dívidas, e através dele fazer a renegociação. Lembrando que o prazo para regularizar a situação segue até o dia 31 de dezembro deste ano, com a possibilidade de parcelamento dos débitos e descontos de 12% a 99%, dependendo do tempo de atraso.

Os estudantes que estão com as parcelas em dia, mas querem quitar o restante do saldo do financiamento, conseguirão um desconto de até 12%. Vale lembrar que, além do aplicativo, os acordos também podem ser feitos através do site do FIES.

Além de renegociar a dívida ou consultar o saldo devedor, no aplicativo também é possível ter acesso aos dados cadastrados no sistema, emitir boletos e fazer simulação de renegociação, e a partir daí escolher a melhor opção.

Segundo dados da Caixa Econômica Federal, a expectativa é que o aplicativo seja acessado por pelo menos 1,85 milhão de clientes. Destes, 1,2 milhão poderão refinanciar a dívida através do celular ou tablet.

Como utilizar o aplicativo FIES Caixa?

  • O primeiro passo é fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • O segundo é verificar se o contrato encontra-se apto para renegociação;
  • Confira os dados do contrato;
  • Simule os tipos de renegociação disponíveis;
  • Confirme os dados da renegociação;
  • Aceite o termo para aderir à renegociação;
  • Conclua com a emissão do boleto de entrada.

Lembrando que a renegociação só será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela. No aplicativo, é possível ver o resumo do contrato e, na aba “Perfil”, o estudante pode consultar os dados cadastrados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.