Atenção: aplicativos podem estar reduzindo o desempenho do seu aparelho

Pesquisadores encontraram cerca de 16 aplicativos que podem estar acabando com a vida útil da bateria do seu dispositivo Android. Abaixo, veja quais são eles!

Ao que tudo indica, os usuários do sistema operacional Android estão sendo notificados sobre uma lista de aplicativos que podem ser responsáveis por interferir no desempenho do hardware do dispositivo, bem como sugar toda a vida útil de sua bateria.

Esses aplicativos se encaixam na lista de aplicativos maliciosos, conforme dito em uma das postagens do blog da McAfee, e pertencem a uma espécie de “clicker” de anúncios maliciosos, o qual, atualmente, encontra-se escondido em aproximadamente 16 aplicativos que aparentam ser úteis.

Ainda de acordo com as informações disponibilizadas pela McAfee, os aplicativos em questão ultrapassam os 20 milhões de instalações.

Leia mais: É possível saber quem deixou de te seguir no Instagram por meio desses aplicativos

Contudo, embora não haja grande perigo à vista, esses aplicativos em forma de malware são capazes de causar sérios danos nos aparelhos telefônicos, a fim de maximizar, de forma secreta, os anúncios. Por essa razão é bom ficar atento a essa lista que será disponibilizada logo abaixo.

Para alertar o público, os pesquisadores passaram a investigar quais aplicativos estavam fazendo parte desta lista. Sem muita demora, eles logo descobriram os aplicativos usam um clicker malicioso, responsável por absorver totalmente os recursos do dispositivo Android, à medida que os aplicativos permanecem abertos em segundo plano.

Quando isso acontece, os aplicativos maliciosos irão abrir todos os anúncios, de forma que nem mesmo o dono do aparelho irá perceber o que está ocorrendo no telefone.

Veja a seguir quais são esses aplicativos:

  1. BusanBus (com.kmshack.BusanBus)
  2. Conversor de moeda (com.smartwho.SmartCurrencyConverter)
  3. EzDica (com.joysoft.ezdica)
  4. EzNotes (com.meek.tingboard)
  5. Lanterna+ (com.candlencom.candleprotest)
  6. Lanterna+ (com.dev.imagevault)
  7. Lanterna+ (kr.caramel.flash_plus)
  8. Câmera de alta velocidade (com.hantor.CozyCamera)
  9. Downloader de perfil do Instagram (com.schedulezero.instapp)
  10. Joycode (com.joysoft.barcode)
  11. K-Dictionary (com.joysoft.wordBook)
  12. Nota rápida (com.movinapp.quicknote)
  13. Gerenciador de Tarefas Inteligente (com.james.SmartTaskManager)

Os outros três aplicativos que não estão na lista possuem títulos coreanos e compõem parte do roundup da McAfee.

Além disso, mesmo que tenha ocorrido a exclusão destes aplicativos maldosos da Play Store, eles ainda podem estar ativos em alguns dos dispositivos. Dessa forma, é bom revisar o seu aparelho e verificar se você possui algum deles. Caso tenha realizado o download de qualquer um destes aplicativos em seu dispositivo Android, os especialistas aconselham excluí-lo imediatamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.