Aplicativos que gravam ligações serão retirados da Google Play Store
As novas diretrizes de segurança da loja virtual irão restringir apps que registram chamadas telefônicas no Android.
Ao acessarmos a Google Play Store, nos deparamos com uma infinidade de aplicativos com as mais variadas funções. Inclusive, alguns desempenham o papel de gravador, sendo estes capazes de registrar toda uma conversa via chamada telefônica.
Porém, de acordo com as novas diretrizes da loja virtual, tais aplicativos para gravar ligações infringem a privacidade dos usuários e serão removidos da plataforma. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Jogo de Star Wars da Ubisoft pode chegar ao PS4
Nova política de segurança da Google Play Store
Em uma publicação na página de suporte aos usuários da plataforma, o Google informou que “a Interface de Programação de Aplicação (API, na sigla em inglês) de acessibilidade não foi projetada e não pode ser solicitada para gravação de áudio de chamadas remotas”. Sendo assim, todos os aplicativos que contém a ferramenta de registro de ligações não serão mais autorizados a permanecer na Google Play Store.
Esta nova política de segurança tem previsão para entrar em vigor no dia 11 de maio. Além disso, essa atualização das diretrizes é destinada apenas a aplicativos de terceiros contidos na loja virtual. Ou seja, os recursos nativos do aparelho Android não serão afetados.
Remoção de apps visa a privacidade dos usuários
O Google entende que a “gravação de áudio da chamada onde a pessoa do outro lado não sabe que a gravação está ocorrendo” fere a privacidade desse outro, uma vez que não houve autorização do seu uso de voz.
No entanto, “se o aplicativo for o discador padrão no telefone e também for pré-carregado”, a função de acessibilidade para ter acesso ao áudio da ligação não será necessária. Ou seja, não irá violar a nova política.
É válido ressaltar que o Google vem, há alguns anos, desencorajando o uso desses apps. Como podemos notar pelo XDA-Developers, a empresa pôs um fim na API oficial que gravava chamadas telefônicas no Android 6. Após isso, os desenvolvedores buscaram outras opções para restaurar a função. Porém, a companhia continuou barrando o recurso no Android 9 e 10.
Comentários estão fechados.