Após 12 anos, Apple assume o posto de maior produtora de smartphones do mundo
Até então o posto era da Samsung.
De acordo com dados do IDC, organização que faz análises de inteligência de mercado, a Apple foi a maior produtora de smartphones do mundo em 2023, tendo fabricado 234,6 milhões iPhones novos.
Com isso, a empresa fundada por Steve Jobs tirou a hegemonia da Samsung, que produziu “apenas” 226,6 milhões de celulares no ano passado, mas reinava absoluta há 12 anos.
Ainda de acordo com o IDC, com o recorde a Apple aumentou 3,7% a sua produção, sendo a única empresa a apresentar evolução em 2023. Esse dado vai na contramão do mercado de smartphones, que encolheu 3,2% no ano passado, fechando o período com 1,17 bilhão de unidades novas vendidas em todo o mundo.
Apesar do recente sucesso, a Apple já liderava o mercado de smartphones no quesito faturamento, já que vende apenas celulares de alto padrão enquanto as suas concorrentes possuem linhas de entrada, básicas, intermediárias e premium.
Por outro lado, a Samsung teve um 2023 complicado, com queda de 13,6% na saída de smartphones devido ao crescimento de algumas concorrentes, sobretudo a Huawei que abocanhou grande parte do mercado de Androids na China.
Com essa dança das cadeiras no mercado de smartphones, o top 5 de maiores produtoras de celulares do mundo em 2023 ficou assim:
-
Apple;
-
Samsung;
-
Xiaomi;
-
Oppo;
-
Transsion.
A Transsion, derradeira integrante do ranking, é uma empresa chinesa que produz smartphones das marcas Infinix, Tecno e Itel. Seu lugar no top 5 se deu a um crescimento de 30,8% no mercado africano no último ano, superando outras grandes fabricantes no continente.
Para 2024, é esperada uma grande batalha pela preferência dos usuários de smartphones, com as marcas anunciando grandes lançamentos ao longo do ano.
* Com informações do IDC
Comentários estão fechados.