Após oito anos, Coca-Cola retoma status global de fazer inveja em empresas
Coca-Cola retoma posto no Top 10 das marcas mais valiosas de todo o mundo. Isso aconteceu novamente, pela primeira vez, após oito anos estando de fora do ranking.
Dizem que quem é rei nunca perde a majestade, não é mesmo? Podemos dizer isso da Coca-Cola! Após oito anos, a empresa retornou ao Top 10 de marcas mais valiosas do mundo, conforme o último levantamento BrandZ do Kantar.
A Coca-Cola foi uma das 16 marcas que conseguiram crescer em valor neste ano. Em 2022, a marca de refrigerantes estava em 17º lugar e subiu para o 10º em 2023.
Estima-se que a companhia tenha tido um aumento de 8% em seu valor, subindo de US$ 97,8 bi para US$ 106,1 bi.
Coca-Cola é marca premium, aponta Kantar
Agora, a Coca-Cola tem status de marca premium, com forte poder de precificação. A companhia tem investido pesado no marketing de seu refrigerante principal – bem como em suas variantes, como as opções Zero e Diet. De acordo com o site Marketing Week, o trabalho foi feito para tentar mitigar o aumento dos preços da bebida.
John Murphy, diretor financeiro da empresa, disse, no fim de 2022, que a Coca-Cola estava trabalhando em marketing voltado para o consumidor. A ideia era fazer com que a empresa começasse o ano seguinte com o pé direito e com primeira marcha, pronta para acelerar ao longo dos próximos meses.
Com sua estratégia, ainda conforme a publicação, o consumidor se sente mais “conformado” em pagar o produto mais caro. Isso porque a companhia parece estar mais próxima dos seus clientes – e isso, inclusive, tem ajudado no crescimento da marca, relatou o CEO da empresa, James Quincey, em abril deste ano.
Vale ressaltar que o aumento de preços é uma das estratégias da Coca-Cola para combater a inflação.
O resultado? Um crescimento de receita líquida de 5% em relação ao ano anterior.
Ela é o padrão
Segundo Adele Jolliffe, executiva da equipe de Insights da Kantar, a Coca-Cola “continua a definir o padrão” entre os refrigerantes de cola. Afinal, há diversos disponíveis no mercado, mas ela é sempre a marca mais lembrada e mais desejada pelos consumidores.
“[A Coca-Cola é] um bom exemplo de marca que não descansa apenas sobre os louros”, conclui Ellie Thorpe, líder da Brandz da Kantar.
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