Aposentadoria pode ficar mais fácil em 2022
A digitalização do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) pode facilitar o pedido de aposentadoria do INSS em 2022.
Todo trabalhador de carteira assinada sonha com a chegada da aposentadoria. Não é para menos. Afinal, a aposentadoria é uma garantia de dinheiro e maior segurança financeira quando se aproxima a hora de abandonar o emprego.
Leia mais: Aposentadoria do INSS: 4 maneiras de antecipar o benefício
Depois da Reforma da Previdência, em 2019, várias mudanças foram adotadas no processo de pedido da aposentadoria. Por exemplo, com as regras de transição, o tempo de contribuição e a idade para que o trabalhador consiga se aposentar.
Aposentadoria do INSS
Para conseguir se aposentar, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é o documento mais importante. É por meio dele que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consegue identificar se o trabalhador tem ou não direito à aposentadoria no momento do pedido.
A partir de janeiro de 2022, o PPP vai ficar disponível de forma online para as empresas, em caráter obrigatório. O documento é o único que apresenta todos os dados do trabalhador. Ou seja, todo o histórico da vida profissional ao longo dos anos.
Inclusive é por meio dele que o INSS consegue verificar a exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos à saúde. Por isso, o PPP é essencial para quem busca uma aposentadoria especial. Com a possibilidade de ter acesso ao documento online, a medida deve reduzir a burocracia para quem tenta se aposentar.
A consulta ao documento vai ser feita em 2022 pelo site do INSS ou também pelo aplicativo “Meu INSS”. O PPP digital vai ser disponibilizado de forma gradativa a partir de 3 de janeiro.
Primeiramente a mudança deve ser adotada pelas grandes empresas, em torno de 13 mil no Brasil. O calendário com prazos para adaptações ao PPP digital vai até 11 de julho de 2022.
Dessa forma, com todo o Perfil Profissiográfico Previdenciário de forma online, a expectativa é de que no ano que vem a aposentadoria fique mais fácil para os interessados.
Comentários estão fechados.