Apple introduz recurso para combater danos oculares causados por telefones

Na próxima atualização do iOS 17, a Apple está apresentando um novo recurso que rastreia a proximidade do iPhone com o rosto do usuário.

Um novo recurso chamado “Distância da tela” estará presente no iOS 17 e no iPadOS. A ideia é que esse recurso avise quando estamos segurando o iPhone ou iPad muito perto dos olhos por muito tempo.

A Apple diz que isso pode ajudar a evitar cansaço visual e até mesmo reduzir o risco de miopia, principalmente em crianças.

Novo recurso no iOS17

A nova função foi anunciada no evento WWDC 2023, que aconteceu recentemente na Califórnia. Ela vai estar disponível em todos os iPhones e iPads Pro com Face ID e pode ser ativada nas configurações.

A câmera TrueDepth, que é usada para o Face ID, vai medir a distância entre a tela e os olhos. Se o usuário ficar segurando o celular muito perto por um tempo prolongado, vai aparecer um aviso em tela cheia aconselhando a afastar o dispositivo.

A distância ideal para manter entre o iPhone e os olhos é de 40 a 45 cm. Manter essa distância ajuda a cuidar melhor da sua saúde ocular. Se a distância for menor do que 30 cm, uma mensagem “iPhone está muito perto” irá aparecer quando a função estiver ativada.

Para continuar utilizando o dispositivo, é só clicar em “Continuar” quando uma marca de seleção aparecer na tela, depois de afastar o iPhone para uma distância segura.

Como ativar o recurso?

  • Abra a guia “Tempo de uso” nas Configurações;

  • Selecione “Distância da tela” na seção “Limitar uso”;

  • A função será explicada em algumas telas, e em cada tela você pode pressionar “Continuar” e ao final “Ativar distância da tela”.

Foto: Apple Insider/Reprodução

A funcionalidade ainda está em versão beta para desenvolvedores, mas deve ser lançada em setembro deste ano. Os modelos compatíveis com o recurso são o iPhone XS e os mais recentes, além dos iPads Pro de 11 e 12,9 polegadas lançados a partir de 2018.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.