Apple testa novo recurso que vai dificultar a vida de ladrões de iPhone
Baseado numa série de autenticações e confirmações biométricas, o novo dispositivo de segurança pode ser uma grande solução de problemas para os usuários.
Conforme informações cedidas pelo Wall Street Journal, a versão 17.3 do iOS finalmente resolve um grande problema enfrentado por donos de iPhone.
Há tempos esses usuários reclamam que os dispositivos de segurança baseados em biometria tendem a facilitar a vida de assaltantes e ladrões, uma vez que os criminosos podem obrigar suas vítimas a desbloquearem seus celulares no momento do roubo.
Agora, uma nova ferramenta chamada Stolen Device Protection (Proteção de Dispositivo Roubado, em português) parece ter sido implantada no sistema operacional da Apple.
(Imagem: MacMagazine/reprodução)
Como funciona a nova camada de proteção?
Na verdade, o Stolen Device Protection não é apenas uma camada de proteção, mas sim uma série de camadas sobrepostas.
Com isso, quando a ferramenta está ativada não basta apenas desbloquear a tela do iPhone para ter acesso a outras configurações. Segundo apurou o Wall Street Journal, cada funcionalidade vital do dispositivo fica protegida por algum “truque”.
Como exemplo, caso os bandidos tentem redefinir senhas e ferramentas de autenticação biométrica para colocarem seus próprios dados, terão que esperar horas e fazer diversas outras autenticações para comprovarem que são donos do celular. Ou seja, será praticamente impossível prosseguir.
Em comunicado enviado à emissora CNBC, a Apple descreveu melhor a novidade.
“À medida que as ameaças aos dispositivos dos usuários continuam a evoluir, trabalhamos incansavelmente para desenvolver novas proteções poderosas para nossos usuários e seus dados. A criptografia de dados do iPhone há muito lidera o setor, e um ladrão não pode acessar os dados de um iPhone roubado sem saber a senha do usuário. Nos raros casos em que um ladrão pode observar o usuário digitando a senha e depois roubar o dispositivo, a Stolen Device Protection adiciona uma nova e sofisticada camada de proteção.”, confirma a empresa.
Como ativar a ferramenta?
Para ativar o Stolen Device Protection basta ir até “Ajustes”, depois a “Face ID/Touch ID e Código” e, por fim, ativar a opção. Mas claro, o iPhone deve estar atualizado para o iOS 17.3.
Ainda de acordo com a Apple, a Proteção de Dispositivo Roubado está programada para funcionar apenas em locais estranhos ao proprietário do iPhone. Dessa forma, a casa do usuário e de familiares, bem como seus ambientes de trabalho serão “poupados”.
No entanto, assim que o smartphone detectar uma localização estranha, como em casos de roubo ou furto, o arsenal do Stolen Device Protection é prontamente ativado.
Essa conveniência é fruto da sincronização do “SDP” com os sistemas de localização nativos do celular, como o GPS, que salva os locais mais visitados pelo dono do dispositivo.
Comentários estão fechados.