Aprenda 3 exercícios terapêuticos feitos para reforçar a conexão em qualquer família

Uma especialista em convívio familiar revelou quais são os exercícios que usa com seus os pacientes, geralmente integrantes de grupos familiares em crise. Conheça!

A terapia familiar é uma abordagem terapêutica que visa melhorar o relacionamento entre os membros de uma família.

Ela reconhece que as dificuldades individuais de cada ente da família estão interligadas e que as mudanças em um membro dela podem afetar toda a dinâmica familiar.

Na terapia familiar, um terapeuta especialista trabalha com a família como um todo, estimulando uma comunicação aberta e saudável, promovendo a compreensão mútua e ajudando a resolver conflitos.

O momento terapêutico pode abordar uma variedade de questões, como problemas de comunicação, conflitos parentais, luto, mudanças familiares, vícios e problemas de saúde mental.

Se você está considerando iniciar uma terapia familiar ou deseja continuar o progresso que alcançou no aconselhamento, existem várias práticas que você pode realizar por conta própria em sua casa mesmo.

3 exercícios para praticar a terapia familiar

1. Trabalhando o emocional

Uma atividade simples e interativa que pode ser realizada em família é usar uma bola de praia e um marcador para criar um jogo de exploração emocional.

Escreva emoções diferentes, como felicidade, solidão, tristeza, vergonha, ansiedade ou preocupação, em diferentes lugares da bola. Em seguida, reúna todos em um círculo, sentados ou em pé, e comece a passar a bola uns para os outros.

Quando alguém pegar a bola, peça a essa pessoa que descreva a última vez que sentiu a emoção que está escrita na área em que sua mão tocou.

Isso encoraja a expressão emocional e a conexão entre os membros da família, permitindo que compartilhem experiências e se compreendam melhor.

2. “Milagre”

A pergunta milagrosa é uma técnica poderosa usada na terapia familiar e na terapia centrada nas soluções para estimular a reflexão e a imaginação sobre uma realidade desejada.

Ao considerar o cenário de um milagre, somos convidados a visualizar mudanças positivas em nossas vidas. Faça estas perguntas:

  • “Quais mudanças você veria ao seu redor?”
  • “Quais filhos diferentes você ouviria em sua vida transformada?”
  • “Como você se sentiria diante dessas mudanças positivas?”

Depois de responder às perguntas, você é encorajado a participar de uma discussão, fazer desenhos ou escrever sobre o milagre imaginado.

Essa atividade é projetada para fornecer respostas valiosas, permitindo que você explore uma ampla gama de possibilidades de mudança e desenvolva uma maior consciência sobre o que seria significativo para você em uma vida melhorada.

3. Espelhamento  

Nesta atividades terapêutica, duas pessoas precisam ficar de frente, uma olhando para a outra. Uma deles precisa ser escolhida como “líder” e a outra vai apenas copiar as atitudes.

De acordo com a especialista, o exercício é capaz de fazer as duas pessoas se conectarem quando estão atentos e comprometidos com a observação. É claro, a liderança pode revezar sempre que possível.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.