Aprenda a diferença entre mapa mental e conceitual

Hoje você vai aprender quais são as principais diferenças entre um mapa mental e um mapa conceitual. Fique por dentro do assunto. Vem com a gente!

Hoje nós vamos aprender quais são as principais diferenças entre um mapa mental e um mapa conceitual. Por incrível que pareça, não são poucas pessoas que não sabem essas diferenças, e acabam se embananando na hora de suas apresentações. É muito importante conhecer todos os aspectos dos mapas mentais para que a gente saiba diferenciar dos mapas conceituais. Confira!

Sendo assim, esse post foi feito pra você que gosta dessa ferramenta e que te ajuda a otimizar melhor a sua memorização. Graças a Deus por esses bons instrumentos que temos em mãos para nos ajudar. Então, se você não sabe o que são mapas mentais e conceituais, nós também vamos te deixar por dentro do assunto e te dar ferramentas online para começar a usar.

Enfim, se você é novo por aqui, eu desejo a você as boas-vindas! Ficamos muito agradecidos por sua presença em nosso website, é por vocês que nós continuamos escrevendo artigos com boa qualidade. Fique à vontade para conhecer o nosso trabalho mais a fundo, lendo os nossos posts anteriores. Estamos sempre buscando aprimorar os nossos serviços para melhor ajudar vocês!

Bom, sem mais delongas, eu creio que nós já podemos ir direto ao assunto, então, né? Sei que vocês estão mais ansiosos do que eu! Eu espero que você tenha uma ótima e agradável leitura; não se esqueça de deixar o seu comentário, dúvida ou simplesmente um feedback abaixo. Vamos lá!

Mapa mental e mapa conceitual: o que é?

De fato, um mapa mental bem feito pode te ajudar de diversas maneiras na sua vida pessoal e profissional. Assim sendo, quando nós falamos em mapa mental, o que é que vem na sua cabeça? Talvez as respostas sejam das mais absurdas, não é mesmo?! Mas, é bem simples entender como funciona um mapa mental. Vamos começar com algumas das principais características de um.

Primeiramente, o mapa mental funciona como uma ferramenta para que você tenha uma boa gestão de informações. Ele simplifica e seleciona o que é mais relevante para você em representações visuais. Esses conceitos e ideias que são apresentados acabam por facilitar a sua organização.

Além disso, mais do que apenas contribuir para a organização, ele te ajuda a analisar facilmente o que deve ser feito e a memorizar essas coisas. Assim, o seu aprendizado, exatamente como a sua criatividade são facilitadas com uma clareza não vista antes. Você vai conseguir tomar decisões com muito mais facilidade do que antes.

Por fim, o mapa mental tende a ser muito flexível, já que se encaixa no perfil de qualquer pessoa. Você vai ter uma ferramenta muito eficaz, podendo compreender e resolver os seus problemas com muito mais rapidez do que você fazia antes. Essa é a importância da organização de pensamentos, assim como de atitudes e tarefas que devem ser tomadas ou realizadas.

Agora, creio que é importante nós também conversarmos sobre o mapa conceitual. Afinal, existe uma diferença muito grande entre eles que você provavelmente não sabe. Não podemos confundir na hora da aplicação, pois isso pode comprometer todo o seu trabalho; bom, vamos lá!

O que é um mapa conceitual?

O mapa conceitual, assim como o mapa mental, também funciona com representações visuais, com uma estrutura mais gráfica. De igual modo, ela também ajuda a organizar as suas ideias, seus conceitos e também as suas informações, com esquemas muito simples. De fato, o mapa conceitual foi desenvolvido lá nos anos 70 por Joseph Novak, e é usado até hoje por muitas pessoas.

Esse esquema funciona com base na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Bom, existem diversas estruturas de mapas conceituais que podem nos ajudar em diversos assuntos. Isso porque ela funciona como que com ligações. Assim, você relaciona os diversos assuntos de maneira a se organizar na hora da sua reflexão final com mais facilidade.

Você pode organizar o seu mapa conceitual com diversas estruturas, tais como: hierarquizado, teia de aranha e fluxograma. Isso vai de você escolher o que melhor se adequa à sua questão. De fato, a aparência dos mapas conceituais costumam ser, como dito acima, uma rede de conexões.

Enquanto os mapas mentais costumam partir de uma ideia central, onde se articulam todas as outras ideias conectadas. Então, creio que uma das principais diferenças entre os mapas mentais e os conceituais é a sua estrutura. Todas têm o mesmo foco: ajudar você a organizar os seus pensamentos, assim como estudos e afins, com estruturas que facilitam isso.

Bom, creio que você já sabe tudo sobre mapa mental e conceitual agora. Caso tenha alguma dúvida, ou você deseja aprender a como elaborar um desses mapas, deixe o seu feedback abaixo para sabermos. Nesse sentido, eu agradeço a você por ter me acompanhado até aqui, espero que tenha sido útil pra você. Não se esqueça de nos seguir para receber mais conteúdos. Até logo!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.