Chega de ser usado: aprenda a dizer “NÃO” sem medo do que vão pensar

O “não” pode parecer uma palavra inofensiva, mas muitas pessoas sentem medo e remorso ao pronunciá-la quando é preciso. É o seu caso? Saiba como deixar isso no passado.

Você já sentiu dificuldade para negar algo? Há quem evite dizer “não” porque sente medo diante da possibilidade de desagradar ou soar ríspido; contudo, saber dizer essa simples palavrinha em voz alta pode ser libertador! Para que aprenda a dizer “não” sem sentimento de culpa, separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar. Confira:

Leia mais: Saiba qual é a forma ideal de falar com crianças sobre algo que elas têm medo

Por que é tão difícil dizer “não”?

Por termos uma necessidade de agradar os outros e evitar decepcionar alguém, nos sentimos mal quando temos ou devemos negar algo. Claro, além disso, há também o medo de sermos criticados ou excluídos. Tudo isso cria a falsa impressão de que a negativa é algo ruim, mas quando escolhemos o “não” em certas situações, estamos dizendo “sim” para as nossas vontades e sonhos. Se você deseja aprender a negar sem medo, tome as dicas abaixo!

1. Evite usar explicitamente

Se alguém pedir algo que você não quer fazer, tente usar estas opções de respostas: “mais tarde” ou “talvez outro dia”. E aí? Parece uma boa alternativa, uma vez que assim você não nega nem aceita, apenas ganha a oportunidade de pensar melhor a respeito antes de soltar uma negativa definitiva.

2. Seja expressivo

Quando alguém começar a contar algo que te desagrada, use a linguagem corporal para expressar a sua insatisfação e dar um sinal claro para o “não” que vem aí. Quando você demonstra que não está animado com a proposta, as pessoas tendem a desistir da ideia.

3. Não dê explicações

Não explique o motivo da sua negativa. Conhece a expressão “não é não” e ponto final? Você pode substituí-la por “não posso fazer isso no momento” ou “infelizmente não consigo”, caso a pessoa insista em tentar convencê-lo.

4. Ofereça alternativas

Se você não quer fazer algo de determinada maneira, mas tem um plano melhor para o que foi proposto, muda de técnica: em vez de dizer “não” imediatamente, tente sugerir uma alternativa a qual está disposto a aceitar.

5. Seja honesto e educado

Quando precisar negar algo, evite ficar dando voltas ou inventando desculpas, pois o melhor caminho é ser honesto e direto com a pessoa sem ofendê-la. Deixe claro o motivo da sua negativa. Se for o caso, proponha soluções.

6. Não espere agradar a todos

A necessidade de querer agradar está relacionada ao medo sobre a opinião do outro. Se você diz “não” educadamente, mas a pessoa ainda fica brava, não significa que você foi rude. Isso apenas mostra a insatisfação dela em não ser a sua prioridade naquele momento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.