Aprenda a pagar parcelado com o PIX

Entenda como funciona esse recurso.

Novidade no final de 2020, atualmente o PIX já faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. A praticidade, rapidez e eficiência com que são feitos os pagamentos e transferências fez com que o PIX fosse um forte substituto para boletos, DOC, TED e até mesmo cartões de débito. No entanto, ainda faltava uma característica presente nos cartões de crédito: a possibilidade de parcelar as compras. Para saber como funciona o parcelamento por PIX, confira o artigo a seguir.

Leia mais: Veja como descobrir onde fazer Pix saque e Pix troco.

Confira como funciona o PIX parcelado?

Inicialmente, o que se pode compreender da proposta do parcelamento do PIX é que ele, na verdade, funciona como uma forma de crédito pessoal. Ao fazer o PIX parcelado, o cliente na verdade está solicitando ao banco um “adiantamento” do valor da transação, e acordando o pagamento em parcelas com o acréscimo de juros.

Quais as diferenças em relação ao PIX parcelado?

Ao tratarmos de cartão de crédito, quando dividimos a compra usando esses métodos, os custos da operação ficam com o vendedor. Por isso, a maioria dos lojistas já repassa esse custo de forma implícita, embutindo o valor no próprio produto.

No caso do PIX parcelado, os juros indicam o custo direto para o próprio cliente, por isso são exibidos no momento da contratação. Ademais, ao aceitar o PIX parcelado de um banco, o recebedor obtém tudo na hora, mas o valor terá que ser reembolsado ao banco pelo cliente, em parcelas com juros.

Em algumas instituições já é possível contratar o parcelamento do PIX, como, por exemplo, no banco Santander e nas fintechs Mercado Pago e PicPay. Nelas, as taxas de juros variam entre 2% e 3,99%. No Santander, as parcelas podem ser divididas em até 24 vezes. Já nas contas digitais Mercado Pago e PicPay, a dívida é criada a partir do saldo do cartão de crédito.

O Banco Central também já anunciou sua própria modalidade de PIX parcelado. Seu nome provisório é “PIX Garantido”, ainda sem data para o lançamento. Segundo informações divulgadas, ele permitirá o funcionamento dos valores para datas futuras em seu sistema popular de pagamentos em uma ou mais parcelas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.