Aprenda a plantar Alho-Poró em vaso

Famoso por ser o vegetal que faz deliciosas quiches, ele também traz benefícios à saúde. Clique aqui e aprenda como plantar alho-poró.

O alho-poró é muito utilizado em várias receitas, principalmente para fazer quiches ou foccacia, receitas tradicionais francesas.

No entanto, esse vegetal muito saboroso pode ser consumido de diversas formas, além de trazer muitos benefícios para a saúde. Por exemplo, o alho-poró é rico em antioxidantes, o que irá ajudar na perda de peso, melhora da digestão e redução de inflamações.

Leia mais: Plante e colha hortaliças fáceis de nascer

E tem mais! você também encontrará muitos nutrientes e vitaminas, e faz muito bem ao coração. Por isso, plantar alho-poró em vaso é um bom investimento para quem busca saúde e para quem quer praticar mais a cozinha.

Como plantar alho-poró

Para plantar alho-poró em vaso, você deverá escolher um vaso com uma boa drenagem, portanto confira se há furos embaixo. Assim, ao transportar a muda para o vaso, também observe o tamanho desse, pois ele deve ter, no mínimo 20cm de profundidade.

Quanto aos cuidados com o substrato, a dica é utilizar uma terra que seja rica em componentes orgânicos. Portanto, utilize adubos, de preferência caseiros, a partir de cascas de frutas e verduras, ou cascas de ovos.

Lembre-se que você deve misturar bastante o material orgânico à terra para que a raiz da sua plantinha absorva os nutrientes. No entanto, caso você opte por plantar as sementes, plante em cada sementeira 3 sementes. A seguir, cubra com terra e regue. Mas atenção! Assim que a muda estiver com o tamanho de 10cm de altura, já é hora de transportá-la para um vaso.

Iluminação

O alho-poró precisa ter contato direto com o sol, por isso, escolha bem o lugar em que você irá plantar a sua muda ou semente.

Caso você opte por plantar dentro de casa, uma boa opção é deixar o vaso ou a sementeira em uma janela bem iluminada. Porém, você deve escolher os meses de clima mais ameno do ano para plantar, como entre fevereiro a julho. Pois temperaturas muito altas não farão bem à sua plantinha.

Rega e Colheita

A rega deverá ser feita de forma moderada, pois o solo deverá estar sempre úmido, porém não encharcado. Assim, identifique se o solo está ficando seco e evite a sequidão, e use um borrifador para que não haja um excesso de água.

Desse modo, de 120 a 140 dias a sua planta já está do tamanho ideal para fazer a colheita. E você deverá colhê-la inteiramente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.