É possível tornar sua empresa mais acolhedora com essas 4 linguagens do amor

Deseja ter uma empresa mais focada na relação humanizada entre patrão e subordinado? Então coloque em prática essas 4 linguagens do amor.

Gary Chapman, conselheiro matrimonial e pastor, publicou, em 1992, o livro ”As Cinco Linguagens do Amor”. Nele, o teórico batista versava sobre as cinco maneiras de demonstrar o amor em relacionamentos em geral. No entanto, hoje trazemos um recorte dessas linguagens para o mercado de trabalho. Confira agora como 4 das 5 linguagens do amor podem ser usadas para tornar a sua empresa mais acolhedora para empregados. Boa leitura!

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As 5 linguagens do amor e o mercado de trabalho

Parece até estranho correlacionar as 5 linguagens do amor com o mercado de trabalho, haja vista que, para muitos, o ambiente trabalhista é tóxico, explorador e desvalorizador. No entanto, inúmeras empresas e start ups estão percebendo que focar em uma atuação profissional mais humanizada é de extrema importância para aumentar a produtividade e os lucros.

Muitas empresas, sobretudo desde a Revolução Industrial, tinham um modelo altamente tecnicista. Dessa forma, não se valorizava o ambiente profissional e o clima organizacional, mas sim os resultados e a técnica de cada trabalhador. Com o tempo, percebeu-se que além de técnica, fatores como bem estar pessoal e local de trabalho agradável estimulam a produtividade. Por isso, maneiras de promover isso contribuem para melhorias das rotinas laborais.

Assim sendo, segue abaixo as formas para se demonstrar 4 linguagens de amor em sua empresa e melhorar o clima organizacional:

  • Palavras de afirmação

Pessoas precisam saber quando estão cometendo erros, pois este é o ponto de partida para o auto aprimoramento. No entanto, ser notificada apenas quando cometeu algum erro faz o profissional acreditar que só é notado quando comete algum equívoco, enquanto suas qualidades e todo o esforço empregado na empresa passam despercebidos. Dessa forma, utilize palavras de afirmação e feedbacks positivos quando perceber que os funcionários estão indo bem nas suas tarefas. Uma simples frase pode motivar e melhorar o dia daquela pessoa!

  • Presentes

Presentes são uma delicadeza que faz com que as pessoas se sintam especiais e valorizadas, especialmente quando são direcionados. Muitas empresas dão presentes apenas em datas comemorativas, sem nenhum compromisso em mostrar humanização, como se estivessem apenas ‘’cumprindo com a obrigação’’. Que tal mudar isso? Gestos simples como organizar um café da manhã ou dar um chocolate em datas não comemorativas já podem ser um grande motivacional!

  • Tempo de qualidade

Muitos funcionários iniciaram o regime de home office durante a pandemia. Isso fez com que muitos se sentissem desconectados do ambiente trabalhista, afastados do restante da equipe e solitários. Por isso, que tal fazer uma reunião em horário de trabalho, de maneira informal, para falarem sobre a vida e darem uma pausa nas demandas? Ou irem até um rodízio de pizza, ou jantarem na empresa como nos velhos tempos? Com certeza uma confraternização alegraria muitos funcionários!

  • Atos de serviço 

Obedecer ordens e ver pessoas em cargos mais altos recebendo altos salários e com uma carga de trabalho muito menor aos operários tende a aumentar a frustração. Por isso, coloque-se em uma posição de funcionário: Conecte-se com pessoas que estão em cargos mais baixos da empresa, acolha algumas demandas desses funcionários e mostre que está ao lado deles. Eles se sentirão acolhidos, compreendidos e respeitados.

*OBS: Gary Chapman criou a teoria envolvendo 5 linguagens do amor, sendo a última o toque físico. Como ela pode ser inadequada para ambiente de trabalho, não acrescentamos nessa postagem.

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