Superar a timidez infantil é possível com essas dicas simples
Frequentemente confundida com introversão, a timidez pode ser superada com atitudes simples; ajuda familiar é fundamental.
Embora pareça complicada, a tarefa de ajudar uma criança tímida é muito fácil. Com cuidados simples, os pais podem contribuir para a superação desse sentimento pelos filhos. Atenção, compreensão e amor são fundamentais neste processo. A seguir, veja dicas que vão lhe ajudar nessa missão.
Leia mais: Como a vergonha pode afetar a vida dos seus filhos?
Crie oportunidades para seu filho expressar seus sentimentos
Liberar emoções reprimidas é importante para os pequenos, assim como falar sobre seus gostos e alegrias. Como as crianças tímidas evitam ser o centro das atenções, os pais podem orientar que seus filhos se expressem através de desenhos ou personagens de histórias.
Elogie e tenha conversas difíceis em particular
As crianças tímidas não gostam de ser o centro das atenções. Por esse motivo, seja para reclamar de um comportamento ou para elogiar, deixe para fazer isso em particular.
Ensine a criança como lidar com novos locais e situações
Diga para a criança com antecedência o que ela pode esperar de uma nova situação ou local. Uma dica pode ser passear e apresentar professores de uma nova escola antes do início das aulas, por exemplo.
Ensine o pequeno a ser educado mesmo quando está nervoso com alguma situação
Novos momentos e pessoas podem deixar a criança tímida, sem vontade de interagir minimamente com os outros, como dar bom dia. Por isso, ensine o pequeno a ser educado e a responder de forma adequada, mesmo que ele esteja ansioso.
Matricule seu filho no teatro
Fazer artes cênicas é uma ótima forma de expressar sentimentos, emoções e de aliviar a pressão de estar com as atenções voltadas para o verdadeiro eu. Esportes, aulas e outras oficinas artísticas também são interessantes, porque contribuem na socialização dos pequenos.
Não dê muitas opções para uma criança com timidez
A preocupação em desagradar ou ser desconfortável com os outros pode aumentar quando há muitas opções disponíveis para tomar uma decisão. Por esse motivo, procure trazer poucas, mas boas opções para seu filho, como escolher entre um ou outro prato no almoço em vez de pedir para ele decidir o cardápio.
Não fale “meu filho é tímido”
Rotular a criança como tímida pode fazer com que ela fuja de situações sociais e evite esses ambientes. Da mesma forma, falar “desculpe, meu filho é tímido”, pode ser uma forma de suavizar algum comportamento rude da criança, atitude essa que muitas vezes se torna prejudicial para a própria criança.
Comentários estão fechados.