Aprenda como bloquear Pix de celular roubado
Com a insegurança do país em alta, é preciso ficar atento e saber como se proteger em caso de roubo.
Iniciativa criada pelo Banco Central, o Pix se tornou a principal forma de pagamento de todos os tempos no país. Com ele, é possível pagar e transferir dinheiro a qualquer hora e para qualquer banco, sem nenhum tipo de taxa extra. Só no quarto trimestre do ano passado, o Pix foi responsável por 20,61% do total de transações realizadas no Brasil. Entretanto, sua popularidade fez com que os problemas em casos de roubo de celulares se intensificasse.
Leia mais: Saiba como bloquear o Pix em casos de roubo do seu aparelho celular
O que fazer em casos de roubo do celular?
Assim que seu celular for roubado, o recomendado é que a vítima acione o banco imediatamente para pedir o bloqueio do aplicativo e das transferências. Para fazer isso, basta buscar por telefones listados na internet ou por outros canais das instituições financeiras.
Em seguida, troque as senhas dos aplicativos que possam conter informações. Também é importante bloquear a linha telefônica. Para isso, basta entrar em contato com a sua operadora de telefonia móvel.
Se desejar o bloqueio completo, é necessário ter o número do IMEI. Com isso, é possível bloquear todo o celular e ficar um pouco mais tranquilo diante da situação.
Mecanismo Especial de Devolução
Desde que o Pix entrou em funcionamento, algumas mudanças já foram realizadas. Uma delas é a possibilidade de devolver o dinheiro recebido em caso de erro, porém, essa modalidade só pode ser utilizada por quem recebeu o valor.
Além desta, existe uma função chamada Mecanismo Especial de Devolução, organizada especialmente para casos em que haja roubo ou algo ilícito comprovado. Assim, em casos nos quais houve alguma fraude, o Banco Central aconselha que as instituições financeiras envolvidas analisem as situações e acordem o melhor para o Mecanismo Especial de Devolução.
Com isso, assim que identificar qualquer suspeita, o Banco Central permite que seja acionado o serviço. Ademais, em casos de golpe, o banco orienta que o boletim de ocorrência seja imediatamente realizado.
Comentários estão fechados.