Aprenda como cuidar de antúrios conferindo essas dicas infalíveis

Sendo uma boa opção para a decoração de ambientes, aprenda como cultivá-los de forma correta.

Os antúrios são lindas plantas que apresentam floração por quase todas as estações do ano. Contudo, caso o vaso em que está cultivado seja deixado em algum ambiente inadequado, por exemplo, suas folhas podem sofrer danos em pouco tempo. Afinal, a planta antúrio requer condições específicas para seu desenvolvimento. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura e aprenda como cuidar de antúrios.

Leia mais: Quer plantar kiwi em casa? Veja como é simples!

O cultivo dos antúrios

Por mais que seja famosa pelo nome antúrio, seu nome científico é Anthurium. Essas plantas apresentam resistência e podem ser cultivadas em diversas regiões do país. Ademais, existem cerca de 600 espécies de antúrio registradas, o que torna mais fácil encontrar uma que se adapte às condições climáticas da sua cidade.

Os antúrios não são uma flor

Uma curiosidade bacana a respeito dessa planta é que a parte conhecida como flor, na verdade, é uma folha modificada, que pode ser chamada de bráctea colorida ou inflorescência. Tal folha diferenciada apresenta várias cores diferentes, tendo como objetivo atrair bichinhos que atuam como polinizadores.

O preparo do solo

A primeira medida ao decidir cultivar os antúrios é ter atenção ao solo. Mesmo que seja criado em um vasinho, ele demanda nutrientes para se desenvolver. Para isso, você pode misturar fibra de coco e substrato à terra.

Além disso, suas raízes aparentes também precisam de cuidados. Nesse caso, elas sinalizam que você terá que mover a planta para um vaso maior. Porém, caso prefira, também pode plantá-los diretamente no solo, uma vez que os antúrios se adaptam bem a canteiros e jardins.

Condições adequadas para os antúrios

  • Luz e temperatura

Por mais que os antúrios sejam uma planta tropical, eles não devem ficar expostos ao calor constante e à luz direta. Portanto, embora aceitem altas temperaturas, eles preferem luminosidade indireta e sombra. Além disso, também não gostam de muito frio e não suportam geadas.

  • Local ideal

Caso prefira cultivar o seu antúrio no vaso em que ele veio, uma boa alternativa é colocá-lo perto de alguma janela ou uma sacada. Assim, ele ficará abrigado do calor e receberá luz solar indireta.

  • Regas

O antúrio é uma planta que gosta de umidade, mas não se adapta bem a solos encharcados. Nesse sentido, é necessário ter atenção para não exagerar na quantidade durante as regas. Na maioria das vezes, basta colocar água três vezes por semana, garantindo assim que a terra esteja sempre úmida.

  • Podas

Para essa espécie de planta, as podas regulares não são necessárias. No entanto, é comum que a inflorescência e as demais folhas sequem. Nesse caso, basta removê-las com as mãos ou com o auxílio de uma tesoura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.