Aprenda como replantar e fazer mudas de Zamioculca

Veja, nesse artigo, algumas dicas e o passo a passo de como cultivar a zamiocula. Essa planta é linda e fácil de ter em casa.

A zamioculca é uma planta muito famosa em decorações e utilizada por algumas pessoas para atrair prosperidade e boa energia. Ademais, essa verdinha quase não demanda cuidados e suas folhas são tão bonitas que parecem falsas. Se você quiser saber como cultivar a Zamiocula, então acompanhe a leitura!

Sobre a espécie

A planta foi trazida da África e é da mesma família dos copos-de-leite e antúrios, por isso pode ser cultivada em ambientes internos com meia-sombra. Outra característica das zamioculcas é sua floração discreta frente a sua folhagem vistosa e brilhante.

Ela é bem resistente e não necessita de muita rega. Duas vezes na semana é o máximo, pois a planta consegue armazenar água por longos períodos. Esse fator também contribui para a sobrevivência da zamioculca em ambientes com ar condicionado.

Vale ressaltar que a espécie é tóxica e pode apresentar riscos principalmente para animais e crianças, assim, prefira cultivá-la em locais de difícil acesso por eles.

Ademais, a cada 4 anos é preciso retirar a planta do vaso que se encontra para fazer replantio com um novo substrato, pois haverá muitas plantas competindo pelos nutrientes do solo e suas raízes estão sem espaço para crescer.

Pensando nisso, separamos algumas informações de como fazer esse replantio e como fazer mudas dessa planta:

Replantio

O momento certo de fazer isso é quando as raízes da planta tomarem todo o vaso. Então escolha um novo vaso maior que o antigo e adicione uma camada de drenagem seguida de um pouco do novo substrato.

O próximo passo é retirar cuidadosamente as plantas da terra antiga e posicioná-las no centro do vaso maior, posteriormente complete com mais terra até cobrir todas as raízes e regue bastante.

Como fazer as mudas

É possível criar novas mudas de zamioculca utilizando os folíolos que compõem suas folhas: escolha um galho saudável de uma zamioculca adulta e corte suas folhas bem próximas ao caule. Depois coloque-as afundadas até a metade em um vaso com substrato para plantio.

Esse processo vai te dar novas mudas de zamioculca, mas saiba que vai demorar um tempinho – cerca de 2 a 3 meses – para que as folhas formem os brotos e ainda mais tempo para que se desenvolvam em uma planta maior.

Se você gostou dessas dicas de como cultivar zamiocula, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.