Arruda: saiba como plantar e conheça os benefícios que essa planta pode te oferecer
Aprenda como cultivar arruda em casa e confira todos os benefícios que essa planta pode trazer para a sua casa.
A arruda é alvo de muitas crenças e é dotada de propriedades medicinais conhecidas desde a Antiguidade. Ela é originária da Europa e seu nome vem do grego “rute” que significa salvador, fazendo uma clara referência ao seu poder de cura.
Essa planta pode ser utiliza de diversas formas: fazendo chás com suas folhas, moendo-as para fazer uma pasta e aplicar em machucados, na forma de óleo essencial ou infusão e muito mais.
Além disso, só de cultivar essa plantinha em sua casa já é possível aproveitar os efeitos energéticos dela. Se quiser saber como cultivar arruda em sua casa, então acompanhe a leitura!
Seus benefícios
Ela pode auxiliar em infecções, no tratamento de varizes, é vermífuga, analgésica e ajuda na cicatrização de feridas e no alívio de cólicas menstruais. Assim, a arruda é normalmente utilizada de maneira complementar em algum tratamento.
Ademais, ela ajuda a eliminar parasitas, como piolhos, sarna e pulgas e combate dores de cabeça, úlceras gástricas, dor de estômago e excesso de gases, além de melhorar o sistema imunológico por facilitar a absorção de vitamina C.
Como plantá-la
- Pelas sementes
O primeiro passo é escolher o seu vaso definitivo: esse deve ser no mínimo de tamanho médio para comportar as raízes da arruda, pois essa planta pode chegar até 1m de altura.
Então compre um substrato de calcário e faça um bom sistema de drenagem com pedras no fundo do vaso. Agora basta fazer buracos de 0,5cm de profundidade e colocar 3 sementes por cova.
O mais importante é manter o vaso em um local que receba 6 horas de luz solar direta, isso vai fazer com que sua arruda cresça saudável e mais rápido. Com cerca de 10 dias será possível ver seus brotinhos germinando.
- Por estaquia
Você pode utilizar galhos de uma arruda já desenvolvida para fazer mudas: para isso escolha um galho saudável com até 10cm do pé e corte-o. Uma dica extra é passar um pouco de canela no local machucado, tanto da planta mãe quanto da muda, para evitar o aparecimento de doenças.
Por fim, é só colocar o galho em um vaso seguindo as mesmas instruções do texto acima e regar bastante. Em alguns dias você irá notar o crescimento das raízes e uma nova arruda crescerá.
Se você gostou dessas dicas de como cultivar arruda, então clique aqui e confira mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.