Plantando lichia: Aprenda agora como cultivar essa fruta tão inusitada
Nativa do continente asiático, a lichia se adaptou muito bem ao clima brasileiro.
Oriunda da China, a lichia se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil. Cheia de benefícios para a nossa saúde, seu sabor doce encanta diversos paladares, fazendo com que ela possa ser consumida tanto em sua forma bruta, como ser usada na preparação de drinks.
Ademais, seus caroços podem ser plantados e se transformarem em lindas árvores frutíferas e sua colheita acontece entre novembro e janeiro. Quer saber como cultivar a lichia? Reunimos aqui as melhores dicas acerca do assunto. Confira!
Plantando a lichia
Para realizar o seu cultivo, você vai precisar de:
- Sementes ou muda de lichia;
- Terra vegetal;
- Adubo.
Confira agora como realizar seu plantio:
Afinal, qual o melhor, plantar a partir da semente ou da muda?
Para aqueles que optaram por plantar lichia a partir de uma muda, saiba que essa é a forma mais simples e encurta todo o processo. No entanto, para os que vão plantar lichia a partir da sua semente, a maneira mais fácil de fazer isso é criar uma muda e então, depois, replantar.
Primeiramente selecione os caroços mais bonitos e saudáveis, logo depois, retire toda a polpa e deixe que as sementes sequem por alguns dias. Enquanto isso, prepare um pequeno vaso com terra vegetal. Os buracos para as sementes devem ser um pouco maiores que elas e a profundidade ideal é de dois dedos, porém lembre-se de enterrar a semente com a pontinha que germina o broto virada para cima. Depois, é só cobrir com um pouco de terra.
É importante manter seu vasinho com a terra sempre úmida, porém cuidado para não encharcar.
Onde replantar sua lichia
Sua lichia deve brotar em mais ou menos 1 mês após seu plantio, e quando ela estiver com 30 cm de altura já pode ser replantada no local definitivo. Na hora de escolher onde replantar, tenha em mente que a lichia é uma planta que precisa de luz solar para se desenvolver e gosta de locais arejados.
Quando planta sua lichia
A melhor época de plantio são os meses de mais chuva, que seriam entre janeiro e março. O ideal é que o clima esteja seco e frio antes da floração, que seria entre junho e julho, e úmido e quente nos outros estágios de crescimento da árvore.
Preparando o solo
O replantio da sua mudinha deve ser feito em solo rico em matéria orgânica. Portanto, você deve preparar essa terra com adubo orgânico e fertilizante. Para começar o seu replantio, faça um buraco nessa terra com profundidade para acomodar a raiz da planta. Após isso, retire a muda do vaso pequeno – com cuidado para não quebrar a raiz – e a acomode no buraco de destino.
Dica importante: Caso queira plantar várias lichieiras, mantenha pelo menos 5 metros de distância entre cada planta. Após crescerem, a sombra de uma não pode estar sobre a outra.
Finalização
Por fim, é só cobrir a raiz da muda com terra e ir regando sempre que achar que o solo está muito seco. Agora basta esperar sua plantinha se desenvolver e virar uma belíssima árvore frutífera.
Se você gostou desse conteúdo e quer mais artigos como esse, então clique aqui!
Comentários estão fechados.