Germinando semente de maçã: Confira agora técnicas infalíveis para cultivar a fruta em casa

A macieira é uma árvore muito bonita e com flores super aromáticas. Aprenda como cultivá-la!

Ter um lindo pomar de macieiras é o sonho de muitos amantes da plantação e jardinagem. Além de super lindas e ter flores que exalam um cheiro encantador, a árvore da maçã não necessita de cuidados muito elaborados. Para cultivá-las, basta saber como germinar seus caroços. Portanto, confira agora como cultivar maçã em casa. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Bananeira: saiba como cultivar em vasos

Aprendendo a cultivar a macieira

  • Germinando as sementes

Poucos sabem, mas é completamente possível cultivar uma macieira a partir de uma semente da fruta. No entanto, vale ressaltar que esse é um processo lento, podendo levar cerca de 5 a 10 anos para que a muda cresça o suficiente para produzir os frutos.

Ademais, nem sempre a fruta terá uma aparência semelhante com aquela que foi sua “mãe”, ou seja, a nova macieira pode produzir frutos diferentes daquela que a originou. Todavia, pode ser uma experiência maravilhosa e divertida observar uma semente se transformar em uma árvore que pode alcançar até os 10 metros de altura. Portanto, saiba agora como cultivar sua macieira em casa!

  • Clima ideal para a sua árvore de maçã

Tendo como origem o continente asiático, a macieira é uma árvore adepta ao clima temperado. Sendo assim, no início de sua vida, ela precisará de um certo tempo no frio para começar a florescer. Mas, cada variedade da planta vai demandar de diferentes cuidados necessários.

As variedades Fugi e Gala são as mais produzidas no Brasil, e elas precisam de cerca de 500 horas e estarem localizadas em regiões altas para gerar frutos. Outro exemplo é a variedade Eva, que consegue se adaptar melhor a climas não tão frios. Isso possibilita que o seu cultivo possa ser feito na região Sudeste do país.

Com isso, se na região em que você mora o clima de outono e inverno for mais ameno e úmido, comece o plantio de sua macieira.

Outra informação é que essas árvores precisam estar em constante contato com a luz solar, então, o ideal é que ela seja cultivada em áreas abertas.

  • O solo ideal

Essas plantas se desenvolvem de forma plena em uma terra argilosa e bem drenada, mas também podem crescer bem em um solo mais arenoso. Por esse motivo, é de suma importância que sejam realizados testes para medir o pH do solo, pois caso ele não esteja entre 6,0 e 7,0, sua árvore não conseguirá se adaptar.

Ademais, prepare a terra com substrato em uma profundidade de cerca se 40 centímetros para que as raízes usufruam do pH na medida adequada.

  • Regas

Quando ainda estão em sua fase infantil, as macieiras irão necessitar de bastante água, então faça regas frequentes, principalmente ao redor das raízes, assim evita pragas. Sendo assim, as árvores de maçã recém plantadas demandam de, pelo menos, 3 regas por semana, e em grande quantidade.

Mas no caso de plantações em solo arenoso, a macieira irá precisar de uma quantidade bem maior de água. Passados três ou quatro meses, as regas podem ser reduzidas, e serem feitas uma vez por semana.

Depois de alguns anos, a sua árvore vai se estabelecer e suas raízes vão absorver a água e os nutrientes da própria terra. Com isso, regue-as apenas quando o tempo estiver muito seco.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.