Plantar mandioca: passo a passo simples para que cresça saudável e forte
Veja como é fácil ter o seu próprio pé de mandioca em casa.
A mandioca é um alimento bem característico do Brasil e está presente em diversos pratos e receitas deliciosas, como bolos e assados. Conhecida por nomes diferentes como macaxeira, castelinha ou manaíba, ela costuma ser bem simples de ser cultivada e cresce bem em todo o país.
O melhor de plantar mandioca em casa é que você pode ter certeza da qualidade do alimento que você está oferecendo para a sua família. Pensando nisso, hoje nós vamos te ensinar como cultivar mandioca em casa de um jeito simples e que vai render bastante.
Se você tem interesse no cultivo de plantas ou busca uma forma mais barata de consumir produtos orgânicos, leia este artigo na íntegra.
Leia mais: Confira 3 dicas para te ajudar a escolher as melhores mandiocas da feira
Passo a passo para cultivar mandioca
Cultivar mandioca não tem muito segredo. Na verdade, a maior preocupação dos produtores deve ser respeitar as necessidades das raízes dessa planta. Confira abaixo o passo a passo:
Passo 1: escolher qual mandioca plantar
Muitas pessoas confundem a mandioca com outros alimentos devido à grande diversidade de nomes para chamá-la e também por ter qualidades diferentes. Uma diferença bem comum entre os tipos de mandioca é a cor da casca.
Entre as duas mandiocas mais comuns que existem no Brasil, estão a mandioca-mansa, comum em mercados e feiras, e a mandioca-brava, utilizada para fazer farinha. Assim, escolha a de sua preferência para plantar em casa.
Passo 2: Prepare o solo
O solo ideal para plantar mandioca é arenoso, com grande profundidade e textura média. Escolha um local na sua casa onde você gostaria de plantar a mandioca e verifique se o solo está nas condições desejadas. Quando colocar as raízes de mandioca no solo, certifique-se que os buracos tenham 25cm de largura e 7cm de profundidade.
Passo 3: Iluminação correta
Como a mandioca é uma raiz, é importante que o local escolhido para plantá-la tenha bastante iluminação direta do sol.
Passo 4: Rega correta
Apesar de a mandioca crescer bem em regiões secas, essa planta necessita de bastante água. Se você quer ter uma produção grande de mandioca, tenha em mente que o solo não deve ficar extremamente seco em momento algum. Por isso, faça a rega a cada dois dias, de forma que o solo esteja sempre úmido.
Passo 5: Manutenção do plantio
Assim como outras plantas, a mandioca necessita de podas em alguns momentos do seu crescimento. Quando a sua planta tiver entre 15cm e 20cm, é indicado que você pode as extremidades. Tente fazer esse processo durante os períodos frios do ano e quando a sua planta já tiver mais de 10 meses de plantio.
Comentários estão fechados.