Aprenda a plantar milho e complemente sua alimentação

O milho tem muitos benefícios para a nossa saúde. Por isso, vamos te ensinar, nesse artigo, como cultivar milho em casa. Confira!

O milho é um dos ingredientes mais versáteis da culinária, funciona como base para pratos doces e salgados, pode virar mingau, cuscuz, pipoca, bolo, sorvete e até mesmo pode ser consumido assado ou cozido. Pensando nas suas diferentes possibilidades, ter um pé de milho dentro de casa funciona perfeitamente para o seu bolso e sua alimentação, afinal, esse cereal oferece muitos benefícios para o nosso organismo. Portanto, se quiser aprender como cultivar milho, então acompanhe a leitura!

Benefícios

O milho era a base da alimentação dos indígenas no Brasil bem antes da chegada dos portugueses. Só por essa informação já podemos concluir que ele é bem nutritivo e energético, mas também há mais vantagens em comê-lo:

  • Ajuda no bom funcionamento do intestino, previne azia, má digestão e prisão de ventre, pois é rico em fibras;
  • É fonte de carboidratos, então ajuda o nosso corpo a ter mais energia;
  • Contém magnésio e vitaminas B que regulam os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Como cultivá-lo

Apesar do milho se desenvolver bem o ano inteiro, recomenda-se plantá-lo entre os meses de setembro e outubro, pois esse período oferece muita incidência solar para a planta e favorece seu crescimento.

O primeiro passo é a escolha do milho: é indicado o tipo milho verde que é aquele que consumimos no dia a dia na forma de espiga ou em mingau e cremes.

Então separe os recipientes que deseja cultivar as mudas levando em consideração que elas devem ter, no mínimo, 50 cm de diâmetro. Encha-os com uma terra muito rica: bem adubada, com húmus e bem drenada.

O próximo passo é colocar as sementes: basta colocá-las na terra superficialmente, ou seja, não é preciso fazer covas para elas, apenas cobrir com uma camada fina de terra já ajuda. Ademais, você deve fazer um triângulo com as sementes para que a polinização seja efetiva.

Como essa planta tem raízes bem superficiais, o indicado é regar 3 vezes por semana, pois elas podem sofrer rapidamente com a falta de água. Além disso, não deixe que ervas daninhas ou matos cresçam no seu vaso, pois eles podem roubar os nutrientes da terra.

Para colher seus próprios milhos vai demorar de 4 a 6 meses depois do plantio e é necessário esperar que as espigas estejam completas e maduras – cerca de 50 dias após a floração.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More