Descubra como plantar chuchu na sua hortinha de casa! Saiba mais
Aprenda a cultivar este fruto na sua casa, de forma fácil, aproveitando todos os seus benefícios que ele oferece.
O chuchu é um alimento super versátil, tem um sabor leve e pode ser ingerido cru ou cozido, seja em saladas, suflês ou sopas. Além disso, é possível consumir todas as partes do chuchu, como a polpa, os brotos, as sementes e as folhas. Por isso, nesse artigo, você vai aprender como cultivar o chuchu na plantação da sua hortinha. Aprenda dicas práticas de como plantar esse fruto em um vaso e quais os seus benefícios para saúde. Acompanhe a leitura!
Leia mais: 5 alimentos que podem ser seus aliados para melhorar a labirintite
Origem do chuchu
O nome científico do chuchu é Sechium edule, mas ele também é conhecido popularmente por machucho, caiota e pimpinela, sendo classificado como hortaliça-fruto. A região onde mais se encontram plantações de chuchu fica na Ilha da Madeira, próxima às corredeiras de água. Por ser um alimento que aceita bem as temperaturas variadas, por exemplo, de 17° C à 27° C, ele se espalhou facilmente pelo mundo.
Benefícios para a saúde
O chuchu é uma fonte riquíssima em fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, ele também é um importante aliado para quem deseja emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade, elimina toxinas e tem pouquíssimas calorias.
Por ser antioxidante, o chuchu atua no combate aos radicais livres, o que ajuda a prevenir doenças ósseas, cardiovasculares, cerebrais e oculares. Ademais, é um ótimo diurético, pois contém um alto percentual de água e potássio e pouca presença de sódio. Logo, é um alimento muito indicado para pessoas que sofrem de hipertensão.
Passo a passo para cultivar chuchu
Antes de tudo, vale lembrar que não é preciso ter muito espaço para cultivar o chuchu, basta um vaso e uma área que receba luz direta do sol. Agora, confira o passo a passo de como plantar chuchu em vaso de maneira simples e prática. Fique atento às etapas a seguir:
- Primeiro, corte o chuchu ao meio, sem separar as duas partes, sendo importante que as sementes apareçam. Detalhe: é necessário escolher um chuchu sem partes podres ou cortes para isso.
- Depois, coloque terra de boa qualidade no vaso e afofe com o equipamento ideal para jardinagem. Em seguida, coloque a semente de chuchu em contato com a terra, deixando metade dele para fora. Agora, mantenha a terra úmida, porém sem deixar encharcada.
- Em duas ou três semanas, alguns raminhos da trepadeira começarão a aparecer. A partir desses ramos, brotarão novos chuchus. Após um período de 80 a 110 dias, você já pode fazer a sua primeira colheita.
Agora você já pode ter esse alimento na sua casa quando quiser, basta seguir os passos corretamente e aproveitar!
Comentários estão fechados.