Não é fantasia! Aprenda a falar com o seu gatinho com ESTAS técnicas
De acordo com uma pesquisa, a comunicação com os gatos é mais fácil do que se imagina. Você apenas tem que sorrir mais.
Os gatos são conhecidos por ser uma espécie mais discreta principalmente quando comparada a dos cachorros. Você já tentou conversar alguma vez com o seu felino? Como não? Talvez nunca tenha tentado, porque não sabe falar a língua dele, certo? Mas apenas por enquanto. Confira agora como é possível se comunicar com o seu gato.
Leia mais: Alerta de fofura: essas 5 raças de gatos são consideradas as mais peludas
De acordo com uma pesquisa, a comunicação com os felinos é mais fácil do que se imagina. Você apenas tem que sorrir mais para eles. Mas tenha calma! Você não deve sorrir do mesmo jeito que faz com outro ser humano, geralmente mostrando os dentes. É preciso sorrir do jeito dos gatos, estreitando os olhos e piscando lentamente.
Veja como se comunicar com o seu gato
A partir de uma pesquisa feita e publicada em 2020, os pesquisadores puderam observar as diversas interações entre os gatos e os humanos. Com isto, confirmaram que a ação de piscar os olhos devagar faz com que estes animais, tanto familiares quanto desconhecidos, fiquem mais receptivos às investidas das pessoas.
“Como alguém que estudou o comportamento animal e é dono de um gato, é ótimo poder mostrar que os gatos e humanos podem se comunicar dessa maneira”, disse a psicóloga da Universidade de Sussex, Karen McComb, após a pesquisa ter sido publicada. “É algo que muitos donos de gatos já suspeitavam e, por isso, é tão emocionante ter encontrado evidências disso”, completou a psicóloga inglesa.
Quando o felino está tranquilo e feliz, ele tende a piscar lentamente os olhos que já estão quase fechados. Esta ação foi reconhecida como o sorriso de gato. Por conta desta evidência encontrada durante a pesquisa, foi possível compreender que os humanos poderiam replicar esta ação dos olhos para se comunicarem com seus pets. A partir disto, os animais conseguirão entender que os humanos estão disponíveis para uma maior interação e são confiáveis.
Experimentos da pesquisa
Durante a fase do estudo, uma equipe de psicólogos testou duas ações distintas, a fim de saber se a reação dos gatos seria diferente, mediante a ação feita pelos humanos.
Em seu primeiro experimento, os donos piscaram desta forma para 21 gatos de 14 famílias diferentes. Para isto, os gatos deveriam estar confortáveis em seu ambiente doméstico. Quando os gatos olhassem para o humano, ele então deveria replicar a ação, sentando-se a um metro de distância do animal.
Para este experimento, foram usadas câmeras de gravação, a fim de capturar tanto o rosto do humano quanto o do animal. Estas gravações foram utilizadas para fazer uma comparação de como os gatos piscam quando estão sozinhos e quando estão acompanhados dos humanos. Os resultados mostram e comprovam que os eles têm uma tendência maior de piscar lentamente para os humanos depois de eles terem feito o mesmo com os gatos.
Quando os vídeos foram comparados, isto foi comprovado.
No segundo experimento, eram 24 gatos de oito famílias diferentes. Os humanos que piscaram foram os cientistas que não tiveram nenhum tipo de contato com o animal até então. Para obter certas respostas, as pessoas olhavam para os gatos sem piscar. Como resposta, os felinos também não piscavam de volta para elas.
Após esta parte ter sido feita, os humanos repetiram o mesmo processo do primeiro experimento, agora com a mão estendida em direção aos animais. Então foi comprovado que, além de serem mais receptivos ao piscar de volta quando os humanos piscavam para eles, os gatos também são mais propensos a se aproximarem da mão depois de o humano piscar na direção deles.
“Este estudo é o primeiro a investigar experimentalmente o papel do piscar lento na comunicação gato-humano”, afirmou McComb. “E é algo que você pode experimentar com o seu próprio gato em casa ou com os que encontra na rua. É uma ótima maneira de aumentar o vínculo que você tem com os gatos. Tente estreitar os olhos para eles como faria em um ambiente descontraído e sorria seguido de fechar os olhos por alguns segundos. Você descobrirá que eles respondem da mesma maneira, logo poderá iniciar uma espécie de conversa.”, completou.
Por que os gatos reagem desta forma?
Ainda é complicado de saber o porquê de os felinos piscarem desta maneira para os humanos. Por enquanto, esta é a forma de mostrar ao gato que as suas intenções com ele são amigáveis, já que eles veem o olhar ininterrupto como uma forma de ameaça.
Esta ação parece facilitar uma interação maior e melhor entre gatos as pessoas. Com isto, é possível desenvolver o relacionamento com eles. Os donos devem saber que este tipo de técnica pode melhorar também a saúde emocional deles, a depender do tipo de dia que eles tiveram, tanto no ambiente doméstico quanto no profissional. É muito útil diante de muitas outras situações que podem ser estressantes e frustrantes.
Esta pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.
Comentários estão fechados.