Aprenda a fazer adubos caseiros para suas plantas florescerem
Se suas plantas não florescem há um tempo isso pode indicar que elas estão subnutridas.
O processo de floração demanda muitos nutrientes da planta e só acontece se estiver tudo de acordo – iluminação, rega, adubo e condições climáticas ideais. Sendo que o processo de nutrição do solo é muito importante para que a flor possa se desenvolver. Nesse sentido, é possível utilizar restos de alimentos do nosso dia a dia, como cascas de ovos, borra de café ou restos de vegetais, para fazer uma adubo caseiro.
Dessa forma, enriquecemos o substrato das plantas com minerais, nutrientes e vitaminas essenciais para o crescimento das flores. Conheça alguns ingredientes e como utilizá-los na adubação:
Leite
O leite de caixinha que tomamos no dia a dia pode ser um ótimo aliado. Ele tem propriedades germicidas e é rico em aminoácidos que aumentam a resistência das verdinhas.
Ademais, ele altera o pH do solo, oferece nutrientes e cria um biofilme microbiano que ajuda no desenvolvimento da planta. Então, para utilizá-lo basta diluir 100mL de leite em 1L de água e, com ajuda de um borrifador, espalhar a mistura no solo e nas folhas.
Borra de café
Esse resíduo pode te ajudar a afastar pragas e pulgões das suas plantas, bem como repor o nitrogênio perdido do solo. Esse é um elemento muito importante para o desenvolvimento das flores.
Para utilizá-lo é preciso secar a borra ao sol e espalhar por cima da terra ou você também pode fazer covas no substrato para adicionar esse ingrediente.
Casca de ovo
A casca é rica em cálcio e potássio, ingredientes essenciais para a regulação do pH do solo e para a floração. Por sinal, é muito indicado nos cuidados com orquídeas pois proporciona perfeitamente o surgimento de novos brotos.
Ademais, é muito simples adubar com esse resto: coloque as cascas para secarem ao sol, posteriormente triture-as bem com a ajuda de um liquidificador ou moedor e espalhe o resíduo formado sobre o solo.
Restos de vegetais
Você pode ainda utilizar cascas e pedaços retirados de vegetais para adubar o solo, afinal, eles funcionam como uma fonte de sais minerais e matéria orgânica. Para isso, basta cortar em pedaços bem pequenos os restos e misturar ao substrato.
Se você gostou dessa dica de como fazer adubo caseiro, então clique aqui e confira mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.