Aprenda como fazer uma sementeira com caixa de ovo

Veja como construir uma sementeira utilizando a caixa de ovo de papelão, para poupar espaço na hora de germinar suas plantas.

Muitas espécies de plantas podem ser cultivadas diretamente no local definitivo, sem precisar passar por vasos menores antes de ir para o jardim ou canteiro. No entanto, quando temos pouco espaço de área verde essa alternativa não é interessante, mas podemos fazer uma sementeira com caixa de ovo.

Afinal, a área ficará ocupada por muito tempo até que a semente germine e vire uma planta adulta. Pensando nisso, uma boa opção é utilizar sementeiras, ou seja, pequenos espaços de terra onde as sementes vão se desenvolver.

Assim, você vai propiciar as condições ideais para a germinação e quando elas estiverem no tamanho certo para transplante poderá plantá-las no seu jardim e aproveitar mais rapidamente o crescimento da verdinha.

Para te ajudar nesse quesito, trouxemos um tutorial de como construir e utilizar as caixas de ovos como sementeiras. Sendo assim, continue a leitura e saiba mais!

Como fazer

É importante ressaltar que estamos nos referindo às caixas de papelão, as plásticas não servem para fazer sementeiras.

Para montá-la você não terá trabalho algum, basta escolher uma placa e abrir um pequeno furo no fundo de cada cova, a dica é utilizar uma faca de ponta para fazê-lo.

Depois é só adicionar a terra e as sementes nas covas e sua sementeira estará pronta, mas veja abaixo algumas dicas para saber utilizá-la corretamente.

Como utilizar

O solo das sementeiras deve ser propício para o desenvolvimento das sementes, por isso aposte em um substrato bem adubado e aerado. Então, compre um substrato próprio para isso ou misture terra comum com adubada ou vermiculita.

Outro ponto importante é que as sementes necessitam de um ambiente úmido para germinar, fique sempre atento com o seu cronograma de regas para manter o solo molhado.

Não coloque a sementeira em um local que tenha incidência direta de luz solar, porque o sol excessivo pode queimar as pequenas mudas. Para evitar essa luz direta, você pode investir em uma tela de sombrite ou improvisar uma com um tecido velho bem fininho.

Transplante

As mudas podem ser plantadas no canteiro quando possuírem – no mínimo – 2cm de altura, mas é preciso adaptá-las à incidência solar para evitar que murchem e morram queimadas.

Então, vá expondo aos poucos a sementeira ao sol durante 3 dias para que as mudas se acostumem. Passado esse processo, basta cortar as covas com cuidado e retirar as plantas para colocá-las no seu local definitivo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.