Aprenda a fazer vinagre de maçã natural em casa

Conheça o processo simples e fácil de fermentação para produzir o vinagre de maçã de forma natural e saudável e descubra seus benefícios.

O vinagre de maçã natural sempre foi muito utilizado na cozinha, pois nele se encontram diversas substâncias benéficas para o organismo. Rico em sais minerais, ácidos e vitaminas, torna-se uma bebida muito procurada na hora de complementar a alimentação. Por isso, trazemos aqui os benefícios de consumi-lo todos os dias, assim como ensinamos como fazer vinagre de maçã em casa.

Quando posto à mesa, o vinagre de maçã natural é muito utilizado para temperar saladas, e ainda há quem diga que o toma puro como forma de prevenir e curar doenças. Sendo assim, conheça todos os benefícios que ele pode trazer à sua saúde. Ademais, aprenda como fazer seu próprio vinagre natural sem precisar sair de casa.

Os benefícios do vinagre natural de maçã

Sendo uma substância rica em propriedades antibacterianas, o vinagre de maçã natural é ótimo no combate a microrganismos maléficos, principalmente aqueles que causam desconforto no trato gastrointestinal, uma vez que seu consumo auxilia na imunidade. Além disso, trata os pulmões e promove uma limpeza do excesso muco nas vias aéreas.

Ademais, graças ao ácido acético presente no vinagre de maçã, ele pode ser considerado um ajudante para aqueles que querem emagrecer, já que reduz a absorção de carboidrato pelo intestino, ao passo que equilibra os picos de glicemia. Além disso, quando estimula o metabolismo, há uma maior queima de gorduras, auxiliando no processo de regulação de peso.

Depois de saber desses benefícios, seria maravilhoso aprender a fazer essa substância milagrosa em casa, não é mesmo? Assim como, a produção própria é a maneira mais saudável de se consumir o vinagre, longe de adulterações e de forma orgânica. Portanto, aprenda agora mesmo a como fazer o processo de fermentação natural que dá origem ao vinagre de maçã.

Como produzir o vinagre natural de maçã em casa

Para dar início ao processo de fermentação natural, você vai precisar de apenas 3 ingredientes:

  • 1kg maçã vermelha orgânicas;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 litro de água.

Antes de começar, lave bem as maçãs e certifique-se de que elas estejam bem higienizadas. Em seguida, corte-as em cubos e as coloque em um recipiente de vidro, que de preferência seja uma jarra que dê para tampar. Depois, cubra totalmente as maçãs com a água, adicione o açúcar e mexa bem até dissolvê-lo. Essa etapa é importante para iniciar o processo de fermentação que resultará no vinagre.

Aqui, vale uma observação: não se preocupe com a quantidade de açúcar utilizado na receita, ele é apenas para estimular o processo de fermentação. No final, a mistura não terá resquícios significativos da substância. Por isso, o vinagre é livre para ser consumido por diabéticos, e inclusive auxilia no controle da glicemia.

Ao final, tampe o recipiente com uma gaze e utilize um elástico para prender. A gaze é o tecido ideal que permite a troca dos gases, e evita que insetos entrem na jarra. Agora é só guardar em um local com pouca luz.

Cuidados necessários com a fermentação

Essa mistura deverá fermentar por cerca de 5 semanas até que fique própria para o consumo. Na primeira semana, deverá mexer todos os dias. Ao início da segunda semana, mexer a receita deverá ocorrer apenas a cada 3 dias. Se alguns pedaços de maçã começarem a descer para o fundo da jarra, os remova e tampe novamente o recipiente com gaze.

Um sinal de que está ocorrendo tudo bem no processo de fermentação do seu vinagre natural de maçã é a formação de bolhas no líquido. Sendo assim, toda vez que for mexer na mistura, afunde todas as maçãs, garantindo assim, que elas fiquem sempre submersas. Não adicione mais nenhum ingrediente à mistura, isso pode prejudicar todo o processo de fermentação.

Por fim, passado o tempo regular ou quando todos os pedaços da fruta estiverem no fundo da jarra, é indicativo de que a fermentação ocorreu bem e o seu vinagre de maçã está finalmente pronto. E caso encontre uma massa gelatinosa ao final da mistura, não se preocupe, significa que o processo foi ótimo.

Vale lembrar, contudo, que é preciso utilizar maçãs orgânicas e livres de agrotóxicos, assim como não utilizar nenhum utensílio de metal durante o processo. Pois pode alterar o sabor do vinagre.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More