Saiba como germinar castanha de caju com esse passo a passo; confira
Tenha seu próprio cajueiro em casa!
O caju é uma fruta muito consumida no Brasil e é nativa daqui mesmo. A castanha de caju é uma oleaginosa rica em nutrientes e também muito popular. Já pensou em ter seu próprio cajueiro em casa? Conheça agora mesmo um passo a passo sobre como germinar castanha de caju e comece sua plantação.
O que é o caju, a castanha e quais seus benefícios
A princípio é importante esclarecer algumas coisas. O caju é famoso como se fosse o fruto do cajueiro, no entanto, é um pseudofruto. O fruto é a castanha.
O pedúnculo floral, que é o pseudofruto, refere-se àquela parte que sustenta a castanha e tem coloração amarelada, rosada ou vermelha. Essas duas partes, o pedúnculo floral e a castanha, compõem o caju.
O pseudofruto caju é rico em vitamina C e ferro e a castanha é uma ótima fonte de selênio e magnésio. São muito bons para o sistema imunológico!
Além de consumido in natura, várias preparações podem ser feitas a partir dele como a cajuada, a rapadura de caju, o cauim (um tipo de aguardente), a cajuína (uma bebida não alcoólica) e doces.
O cajueiro pode ser plantado em locais pequenos, por ser uma árvore com estatura baixa. Então você pode plantar seu pé de caju no próprio quintal de casa, confira o passo a passo!
Clima
Por ser nativo do Brasil, um país tropical, o cajueiro gosta de climas mais quentes e secos, com temperatura em torno de 27° C. Temperaturas baixas, geadas e ventos fortes podem afetar negativamente seu desenvolvimento, mas podem ser usados quebra-ventos para proteção da planta.
Como germinar as castanhas
Separe as castanhas do restante do caju, depois enterre apenas a parte de baixo, a parte maior deve permanecer virada para fora da terra. Feito isso, regue frequentemente, mas sem deixar o solo encharcado, por 3 semanas, quando as sementes vão começar a brotar.
Depois de brotar a casquinha por cima da castanha deve cair sozinha e então o cajueiro vai passar a se desenvolver de uma forma melhor. Mantenha sua planta exposta ao sol e com uma frequência quinzenal entre as regas.
Solo
Pode ser feito em solos profundos, para melhor desenvolvimento das raízes. Recomenda-se solos mais leves, com boa drenagem. Uma cobertura morta pode ser colocada no local onde fazer o plantio para evitar pragas. No caso de hortas domésticas, deve ser aplicado adubo orgânico à base de esterco.
Por fim, a colheita deve ser feita quando o caju apresentar a parte carnosa com cor intensa e textura bem firme.
Comentários estão fechados.