Cultivando mamão papaia: Aprenda como germinar a semente
O mamão papaia possui características anti-inflamatórias, antioxidantes, nutritivas, emolientes, laxantes e diuréticas.
O mamão papaia é uma fruta bastante rica em vitamina C, facilmente encontrada e de sabor doce e suave que agrada muitos paladares. Além disso, é de fácil cultivo, pois não demanda de cuidados muito elaborados para se desenvolver e vingar no solo. Contando com uma abundante quantidade de sementes em casa fruta, sua dispersão é facilitada e sua possibilidade de germinação também. Sendo assim, aprenda agora a como germinar semente de mamão papaya. Acompanhe a leitura e confira!
Quais as sementes ideais?
Os caroços do mamão brotam facilmente e sem muito mistério, mas existem algumas cautelas para que você consiga bons resultados. Primeiramente, se atente a qualidade da fruta. O mamão deve estar saudável, sem machucados e com seus caroços pretos e hidratados.
Se você perceber que as sementes estão brancas, use outro mamão e se certifique de fazer uso de sementes pretas. A cor branca indica que elas ainda estão verdes e não germinarão.
Qual o solo ideal?
O solo em que você desejar plantar o seu mamão papaia deve estar úmido e adubado. De início, exponha essa terra ao sol com a finalidade de aquece-la, porém se atente para que não seja retirada toda a água deste solo, de 2 a 3 horas serão suficientes.
A partir do momento que as plantinhas brotarem, mantenha-a fora do alcance de raios solares. Os brotos são muito jovens e não muito resistentes ao calor direto do sol. Portanto, coloque-os em um local iluminado e ventilado para que os brotos se desenvolvam saudavelmente.
Como regar seu broto de mamão
O solo precisa estar úmido para que suas sementes brotem de forma saudável. Para isso, as regas devem acontecer por meio de um borrifador. Evite encharcar a terra, a semente precisa apenas de umidade e não de solo alagado.
Como fazer o plantio
Comece fazendo pequenos buracos de aproximadamente 1 cm de profundidade no lugar a serem plantadas as sementes. Em seguida, coloque os caroços e lembre-se separá-los para que não fiquem sobrepostos. Depois, cubra com terra, mas deixando-a fofa, evite pressionar.
Não faça buracos com uma profundidade maior que 2,5 cm, isso dificulta a germinação das sementes.
Cuidados e dicas extras
Cada planta demanda tempo próprio para brotar. Por isso observe todos os dias suas plantinhas e promova condições ideais para um crescimento saudável.
Vale lembrar que os caroços necessitam de cuidado diário para que haja chances de germinação. 5 a 10 minutos do seu tempo serão suficientes.
A terra não pode ser exposta diretamente ao sol por longos períodos e nem ser exposta a temperaturas muito baixas. O mamão é adepto a climas tropicais.
A ventilação natural do solo é muito importante, isso garantirá que não haja umidade excessiva, evitando o aparecimento de fungos e mofos.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.