Cultivando bucha vegetal: Aprenda como plantar esse item super funcional em casa
Muito versátil, a bucha vegetal é uma ótima ajudante nas tarefas diárias de limpeza. Veja mais!
Muito utilizada por diversos brasileiros, a bucha vegetal é comumente associada à limpeza de pele. No entanto, também é possível usá-la na cozinha para substituir a tradicional esponja de lavar louça amarela. Ademais, você ainda pode cultivar sua própria bucha em casa. Isso mesmo! Poucos devem saber, mas a famosa bucha vegetal é fruto de uma planta trepadeira. Portanto, aprenda agora como plantar bucha vegetal.
Leia mais: Plante dente-de-leão na sua casa e aproveite todos os benefícios
Como plantar bucha vegetal?
Para cultivar sua própria bucha vegetal, você irá precisar de:
- 1 floreira grande ou vasos de 9 cm;
- Terra vegetal;
- Sementes de Luffa cyllindrica.
Como cultivar?
- Para iniciar o processo de cultivo, comece germinando as sementes em adubo orgânico. Além disso, é importante manter tal composto úmido.
- Ao notar que as raízes estão começando a aparecer, plante as sementes em uma floreira ou em vasos de 9 cm, utilizando a terra vegetal.
- Feito isso, regue o canteiro e deixe-o em um local aquecido. O ideal é que ele seja cultivado dentro de uma estufa. Mas, como o clima do Brasil conta com altas temperaturas, basta plantar sua bucha vegetal no início da primavera.
- À medida que os caules da planta vão se desenvolvendo, é importante preparar um suporte para apoiá-los, uma vez que, por ser uma planta trepadeira, ela busca esse apoio para crescer.
- A sua bucha vegetal estará madura para colheita quando sua cor mudar para um tom de amarelo, após, mais ou menos, seis meses do início do plantio. Ademais, a bucha cresce envolta por uma casca. Nesse sentido, basta apertar suavemente para retirá-la de dentro.
- Após a sua colheita, coloque a bucha em um recipiente com água morna e lave bem. Fazendo isso, a bucha se tornará mais maleável à medida que absorve a água. Depois, é só colocá-la para secar e, por fim, cortá-la nos tamanhos que preferir.
Dicas
- Submergir a semente em água morna por algumas horas antes do plantio pode ajudar na germinação.
- Se a temperatura estiver em 25 graus, a germinação pode acontecer no período de uma semana. Porém, caso seja mais baixa, a semente pode apodrecer em vez de germinar.
- É bom evitar excesso de água, pois isso pode causar o aparecimento de fungos.
Comentários estão fechados.