Plantando melancia de maneira fácil e prática: Confira ótimas dicas!
Com essas dicas infalíveis, suas melancias cresceram super doces e refrescantes.
Seria maravilhoso ter uma fruta doce e deliciosa ao seu alcance sem precisar sair de casa, não é mesmo? Sendo assim, confira dicas de como plantar melancia na sua própria hortinha residencial!
A melancia é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, já que é rica em vitaminas e minerais que ajudam a melhorar a imunidade e evitar doenças cardiovasculares. Além disso, ela conta com o fator hidratação. Isso se dá pela sua composição, que tem 90% de água.
Para te auxiliar na hora de plantar sua melancia, reunimos aqui todos os cuidados necessários para ter esse alimento no conforto do seu lar. Acompanhe a leitura e confira!
Plantando a melancia
A primeira coisa que você precisa saber ao decidir fazer o plantio da melancia é que trata-se de uma planta adepta a climas quentes, sendo assim, o ideal é que o seu cultivo seja numa temperatura entre 18 a 26°C. Além disso, o pH do solo deve estar entre 5,5 e 7 de acidez.
Outro fator importante é que o solo deve ser bem drenado, pois água em excesso pode causar rachaduras em sua casca. Então plante-a em local que tenha pouca incidência de chuva.
Uma curiosidade é que a planta pode atingir até três metros de altura e suas raízes podem chegar a um metro abaixo do solo. Por isso, é importante escolher bem o espaço em que elas serão plantadas para que cada pé cresça de forma saudável.
Regas
A melancia prefere um solo drenado. Por isso, é importante realizar as regas de forma adequada. Antes do plantio, você umedeça a terra. Até brotar, molhe a fruta diariamente. Depois, diminua a frequência e pare depois que a fruta estiver pronta para a colheita.
Sementes ou mudas?
Caso prefira fazer o plantio através de sementes, saiba que deve usar apenas quatro caroços por buraco aberto, deixando sempre um espaço entre elas. Deixe-as até três centímetros de profundidade no solo, assim suas raízes podem crescer de forma adequada.
No caso das mudas, o plantio deve ser feito após o surgimento da primeira folha.
Drenagem
Para que o solo fique no ponto ideal, é bacana criar uma barreira de drenagem. Você pode montá-la com materiais como areia, cascalhos e terra. Além disso, se for realizar o plantio em um vaso, pode fazer furos no fundo dele para que a água não fique acumulada.
Onde plantar
O ideal é um quintal com espaço, onde você possa montar uma hortinha residencial. Elas podem ser plantadas diretamente no solo ou contar com a ajuda de apoiadores, pois são plantas trepadeiras. Se optar por utilizar um vaso, escolha modelos com uma boca mais larga e uma profundidade de, pelo menos, trinta centímetros.
Espaçamento
O espaçamento entre as sementes ou mudas deve ser feito e levado muito a sério, pois esse cuidado auxilia na ventilação do solo, evitando doenças e ataques de pragas, além de também facilitar a polinização.
Poda e colheita
A planta da melancia não necessita de podas. É legal que deixe que ela cresça livre e só ir eliminando pedaços que pareçam estar menos saudáveis do que o resto dela. Quanto à colheita, ela pode ser feita entre 80 a 110 dias do início do cultivo.
Polinização
Esse processo é a transferência, por meio do pólen, de partículas reprodutivas masculinas ao receptor feminino de uma flor.
No caso da melancia, os frutos são produzidos apenas a partir da polinização. Ela pode ser realizada pelas abelhas, através do processo natural ou pode ser utilizado o método com uso de pincéis com cerdas macias. Esse segundo jeito é mais indicado para pequenas hortas.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.