Plantando pimenta do reino: Aprenda como cultivar essa famosa especiaria
Muito utilizada na culinária brasileira, aprenda agora como plantar pimenta do reino. Confira!
A maioria dos brasileiros adoram uma pimentinha para dar mais sabor a aquele prato típico regional. Tendo diversas variações, essa especiaria é bem prática e simples de cultivar. Nesse sentido, aprenda agora como plantar pimenta do reino em casa e tenha sempre este ingrediente em mãos. Acompanhe a leitura e confira!
Leia mais: Aprenda como plantar abacaxi e desfrute de todos os seus benefícios
Como plantar pimenta do reino?
- Solo
Uma das vantagens de plantar a pimenta do reino é que ela se adapta a qualquer tipo de solo. Entretanto, opte por um que seja bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Ademais, é uma planta que não gosta de muita umidade, uma vez que o excesso de água pode causar fungos e até a morte da pimenteira.
- Clima e luminosidade
Por ser uma planta tropical, o seu clima ideal é quente e úmido. Sendo assim, as melhores regiões para cultivar a pimenteira são as que têm mais de 23° C durante o ano todo, com algumas chuvas e alta umidade no ar. Além disso, o melhor é que seja exposta a luz direta ou a meia sombra.
- Plantio
O período ideal para o plantio da pimenta do reino é na estação mais chuvosa daquela região. Em geral, seu cultivo é feito a partir da estaquia, já que quando plantada por meio das sementes, seu desenvolvimento pode demorar um pouco.
Ademais, é uma planta que pode ser criada em vasos ou diretamente no solo, basta garantir que a terra permaneça úmida, mas nunca encharcada. Além disso, as mudas podem levar de três a quatro meses para crescer.
- Colheita
A pimenta do reino pode ser consumida em diferentes estágios. Com isso, você pode escolher qual tipo de pimenta deseja colher:
- Para ter pimentas do tipo preta, você deve colhê-las quando ainda estiverem verdes e, depois, é necessário deixá-las expostas ao sol até ficarem enrugadas e escuras.
- Paras as do tipo verde, também devem estar verdes, contudo seu uso deve ser feito com elas ainda frescas.
- Para ter as pimentas do tipo branca, você deve fazer a colheita quando estão quase maduras e, depois, colocá-las em sacos de algodão e deixá-las em água corrente. Após isso, as coloque expostas ao sol para secar.
- Por fim, para obter do tipo vermelha, a colheita dos frutos só deve ser feita quando eles estiverem totalmente maduros. Além disso, eles precisam ser usados ainda frescos ou mantidos em conservas.
Comentários estão fechados.