O suco de abacaxi é um amaciante de carne?

O abacaxi possui uma enzima específica capaz de deixar a carne mais macia e até mesmo potencializar o sabor da proteína.

Não é raro encontrarmos o abacaxi presente em sobremesas, saladas e geleias. No entanto, a fruta também combina com as proteínas mais pesadas. Apesar de ser ótima para doces, ela pode ir além e ser útil para algo mais: amaciar a carne! Isso porque a fruta tem uma enzima específica, capaz de deixar a carne mais palatável e suave. Sem falar que é capaz de aumentar o sabor e dar mais vida à sua proteína.

Neste artigo, falaremos mais sobre isso. Confira!

Leia mais: Água saborizada de abacaxi: Aprenda a fazer e conheça seus benefícios.

Bromelina

Segundo um apontamento na pesquisa da Global ResearchOnline, a grande responsável por fazer com que o abacaxi consiga amaciar a carne é a bromelina. Essa é uma enzima típica da fruta que tem efeitos específicos quando entra em contato com a carne, sendo capaz de atenuar o seu sabor e também de deixá-la mais macia.

Assim, acontece uma reação química da enzima sobre as fibras de colágeno da carne, o que a torna mais macia e saborosa. Inclusive, há efeitos da bromelina também sobre o nosso corpo quando comemos o abacaxi diretamente. Por exemplo, aquela estranha sensação de dormência que temos na língua após comer alguns pedaços da fruta é consequência direta dessa enzima em nosso corpo.

Como utilizar o abacaxi para amaciar carne?

Esse fato não é novidade nos grandes restaurantes, que costumam usar a fruta para realizar o preparo das proteínas animais. Nesse caso, utiliza-se o suco concentrado do abacaxi, ainda com fibras, em contato direto com a carne. Ou seja, será necessário marinar o corte que você deseja usar, deixando-o submerso nesse suco por aproximadamente 4 horas. Mas lembre-se de não deixar que a marinada dure mais do que 12 horas, já que o abacaxi também é ácido.

Outra dica importante é realizar cortes mais finos na carne, para que o suco de abacaxi penetre em toda a peça. Por outro lado, os cortes maiores podem impedir a devida sucção do sumo na proteína. Além disso, marinar envolve, sempre que necessário, mudar o suco e despejar o líquido diretamente na carne, o que irá garantir maior maciez.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.