Aprenda essas 3 dicas de adubos caseiros naturais que vão revitalizar as suas orquídeas
Quem ama plantas, mais especificamente orquídeas, não pode ficar sem conhecer essas dicas de fertilização natural (e barata!) para fazer em casa. Conheça!
Se você ama plantas e, em especial, orquídeas, já deve estar por dentro dos cuidados mais importantes para que a sua planta cresça saudável e bonita. No entanto, você sabia que é possível economizar e preparar adubos caseiros para essas flores?
Sim! Os fertilizantes (ou adubos) naturais são ótimas opções para quem ama plantas, mas não tem tanto dinheiro para investir na manutenção delas.
Além de baratos, são fáceis de fazer e super eficientes. Temos certeza de que as suas plantas vão gostar muito desse boost de cuidado que você proporcionará a elas.
Aprenda a fazer adubos caseiros para suas orquídeas
Existem algumas opções de adubos caseiros que você pode fazer sem gastar muito! Selecionamos 3 delas para você testar aí na sua flor:
Cinzas, farinha de osso e torta de mamona
Sim, parece uma combinação bem diferente. Mas, ao mesmo tempo, saiba: é muito efetiva!
A mistura desses componentes vai proporcionar à sua orquídea muito cálcio, nitrogênio e fósforo! E isso ajuda a formar raízes, folhas e botões.
Para a mistura é necessário:
- 300g de torta de mamona;
- 100g de farinha de osso;
- 100g de cinzas.
Basta misturar todos os ingredientes e aplicar em sua orquídea a cada 4 meses.
Calda de esterco
Outra opção bem fácil e simples de fazer é o adubo caseiro líquido! Feita com esterco de gado ou de galinha diluído em água, essa mistura vai garantir às suas orquídeas um crescimento saudável, para que elas fiquem cheias de flores!
As proporções são 1 kg de esterco para 20 L de água. Guarde por cerca de uma semana, mexendo a calda diariamente e, depois, aplique em suas orquídeas.
Bokashi
Uma mistura de adubo caseiro sólido, conta com alguns ingredientes que temos em nossa cozinha! É um ótimo fertilizante para a sua orquídea. Para começar, você vai precisar de:
- 1kg de farelo de arroz;
- 1kg de casca de arroz;
- 1kg de farelo de soja;
- 1kg de casca de arroz carbonizada;
- 2kg de açúcar mascavo;
- 20g de fosfato;
- 1 frasco de leite fermentado;
- 1 colher de chá de Bokashi tradicional.
Depois de juntar todos os ingredientes, é preciso deixá-los por 30 dias fermentando. Após esse tempo, aplique-o em sua orquídea de 2 em 2 meses.
Comentários estão fechados.