Aracnídeos

Um aracnídeo é qualquer membro da classe de artrópodes Arachnida. Esse é um grupo, em sua maioria, terrestre.

Um aracnídeo é qualquer membro da classe Arachnida pertencente ao filo Arthropoda. Esse é um grupo, em sua maioria terrestre. Nele estão inclusos aranhas, ácaros, carrapatos e escorpiões. Aracnídeos pertencem ao subfilo Chelicerata.

Os aracnídeos são caracterizados por quatro pares de pernas segmentadas. Além disso tem um corpo dividido em duas regiões: o cefalotórax e o abdome. Eles geralmente despertarem medo ou repugnância em muitas pessoas, sendo o mais comum a aracnofobia.

Esses animais desempenham papéis valiosos no ecossistema. Eles também fornecem benefícios para as pessoas. Por exemplo, eles ajudam a controlar os insetos-praga em lavouras e cidades. A maioria dos aracnídeos não é perigosa para os seres humanos.

Visão Global

Como artrópodes (filo Arthropoda), os aracnídeos são caracterizados pelo corpo segmentado. Também tem um par de pernas articuladas em cada segmento e um exoesqueleto. O exoesqueleto duro é feito de uma glicoproteína com polissacarídeo resistente chamado quitina.

Os aracnídeos também são caracterizados por um coração dorsal. Além disso há um sistema nervoso ventral, um sistema circulatório aberto e um sistema digestivo. Os aracnídeos tem oito patas, as larvas dos ácaros têm apenas seis patas, um quarto par aparece quando se transformam em ninfas.

Alguns ácaros adultos também têm menos de quatro pares de pernas. Os aracnídeos são ainda distinguidos dos insetos pelo fato de não terem antenas nem asas. Eles têm um corpo de dois segmentos, composto de um cefalotórax e um abdome. O cefalotórax é derivado da fusão do cefálico (cabeça) e do tórax.

Os aracnídeos são principalmente invertebrados terrestres, compreendendo cerca de 65.000 a 73.000 espécies nomeadas. Nelas estão aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Os aracnídeos são em sua maioria carnívoros. Eles alimentam-se de corpos pré-digeridos de insetos e outros pequenos animais.

Muitos são venenosos, eles secretam veneno de glândulas especializadas para matar presas ou inimigos. Outros são parasitas, alguns dos quais são portadores de doenças.

Os aracnídeos geralmente põem ovos, que eclodem em adultos imaturos. Os aracnídeos foram nomeados em homenagem a figura mitológica Arachne.

Aranhas

Aranhas são animais invertebrados predatórios que compõem a ordem Araneae. Essa é uma das várias ordens dentro da classe maior de aracnídeos. Eles têm dois segmentos corporais, oito pernas e não tem asas. Todas as aranhas produzem seda, um filamento de proteína fino e forte.

Muitas espécies usam a seda para prender insetos em teias. Entretanto, existem muitas espécies que caçam livremente. A seda pode ser usada para auxiliar na escalada, formação paredes lisas para tocas, construção de sacos de ovos, envolver presas e, temporariamente, armazenar espermatozóides.

Todas as aranhas, exceto aquelas pertencentes às famílias Uloboridae e Holarchaeidae, e na subordem Mesothelae, podem injetar veneno para se proteger ou matar presas. Apenas cerca de 200 espécies, no entanto, têm mordidas que podem causar problemas de saúde aos seres humanos.

Muitas picadas de espécies maiores podem ser dolorosas, mas não produzem problemas de saúde duradouros.

Opilião

Os opiliões são aracnídeos pertencentes à ordem Opiliones. Em 2005, mais de 6.300 espécies de opiliões foram descobertas em todo o mundo. Fósseis bem preservados foram encontrados no Cherte de Rhynie. Eles datavam cerca de 400 milhões de anos. A estrutura básica dos opiliões não mudou muito desde então.

Escorpiões

Escorpiões são aracnídeos pertencentes à ordem Scorpiones. A cauda do escorpião compreende seis segmentos, o último contendo a cauda do escorpião e o ferrão. O ferrão, por sua vez, consiste na vesícula, que contém um par de glândulas de veneno e uma agulha hipodérmica para injeção de veneno.

Ácaros e carrapatos

A diversidade dos Acari é extraordinária e sua história fóssil remonta à era devoniana. A maioria dos acarinos é minúscula, mas os gigantes (alguns carrapatos e ácaros de veludo vermelho) podem atingir comprimentos de 10 a 20 mm.

Estima-se que mais de 50.000 espécies foram descritas e que um milhão ou mais de espécies estão vivendo atualmente. O estudo dos ácaros e carrapatos é chamado acarologia.

Como membros da Arachnida, os ácaros devem ter um corpo segmentado com os segmentos organizados em cefalotórax e abdômen. No entanto, apenas os traços mais fracos de segmentação primária permanecem nos ácaros.

A maioria dos ácaros adultos tem quatro pares de pernas, como outros aracnídeos, mas alguns têm menos. Por exemplo, ácaros da galha como Phyllocoptes variabilis (superfamília Eriophyioidea) tem um corpo vermiforme com apenas dois pares de pernas.

Aracnídeos na cultura humana

Os aracnídeos desde a antiguidade conquistaram a imaginação humana, principalmente, como objetos de medo e superstição.

Os aracnídeos fazem sua aparição no zodíaco ocidental, na constelação de Escorpião. Eles também estão presentes nos hieróglifos egípcios e em diversos personagens mitológicos. Exemplos são a figura grega Arachné e a figura oeste africana Anansi.

Há vários deuses baseados em aracnídeos, como o egípcio Serket. Imagens de homens-escorpião estão presentes em diversos aspectos da cultura dos assírios.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.