Aromaterapia e seus benefícios para a saúde mental e física

Muito além de cheiros agradáveis, o uso dos óleos essenciais é amplo e diverso.

A aromaterapia possui diversos benefícios para a saúde do ser humano. Tais benefícios são tanto físicos quanto psicológicos, e se dão pelo uso dos óleos essenciais. Entretanto, com toda sua diversidade, é preciso saber qual óleo é o ideal para cada necessidade e como utilizá-lo.

Veja também: Citronela – Para que serve, óleo essencial, vela e uso como repelente

Benefícios da aromaterapia

A aromaterapia tem múltiplos benefícios e tem recebido muita atenção recentemente por conta disso. Desse modo, ela auxilia na promoção do bem-estar físico e psicológico, sendo útil para dores de cabeça, sono, estresse, fadiga corporal, etc. Diante disso, não se trata apenas de cheiros agradáveis, mas sim do uso dos extratos dessas plantas, chamados de óleos essenciais.

Nesse sentido, o uso desses óleos pode ser simplesmente pelo cheiro ou colocando-os no corpo e massageando. Por exemplo, para auxiliar com estresse e ansiedade, é possível utilizar a aromaterapia em qualquer uma das suas formas. Em contrapartida, para dores musculares, o ideal é a aplicação no corpo fazendo massagens.

Os óleos essenciais têm propriedades químicas únicas que proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Assim como existem óleos para ajudar os usuários a se sentirem mais relaxados, outros também são usados para combater a fadiga.

Se você tem interesse em conhecer ou se aprofundar no uso da aromaterapia, pode buscar um aromaterapeuta ou spa que possua esses serviços. Contudo, o uso da aromaterapia é simples e pode ser feito na sua casa. Neste caso, você pode usar um difusor colocando 3 a 5 gotas de óleos essenciais na água.

Óleos essenciais: qual usar?

Existem muitos óleos essenciais, com diferentes fragrâncias e composições químicas e, consequentemente, diferentes propriedades e benefícios. Entretanto, são substâncias fortes e que podem ser absorvidas não só por você, mas por todos à sua volta, então seu uso deve ser moderado. Confira alguns óleos essenciais muito utilizados e suas utilidades:

  • Lavanda: alivia o estresse e a ansiedade e promove um bom sono.
  • Árvore do chá: é conhecido por sua atividade antibacteriana, tem efeito anti-inflamatório que acalma e alivia a pele dolorida e irritada, além de ser usado no tratamento de feridas, piolhos e caspa.
  • Limão: envia boas vibrações ao seu cérebro, então é possível utilizá-lo como um impulsionador do humor.
  • Óleo de hortelã-pimenta: ótimo para acordar o cérebro, aumentar a concentração e aumentar o estado de alerta.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.