Arqueólogos encontram ruínas de base militar romana no vale do Armagedom, em Israel
Estima-se que o local tenha sido usado há 1.800 anos por cerca de 5 mil soldados.
A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou mais uma incrível descoberta feita recentemente na região do vale do Armagedom (Megido), uma área com extenso histórico de achados arqueológicos e que tem ligações com a Bíblia Sagrada.
Dessa vez, foram encontrados os restos de uma base militar romana possivelmente utilizada entre 117 d.C e 300 d.C por cerca de 5 mil soldados que compunham a VI Legião do antigo império.
Apesar de outras bases semelhantes já terem sido encontradas em Israel, essa tem características únicas que a diferenciam, de acordo com os especialistas que fizeram a descoberta.
(Imagem: Israel Antiquities Authority/reprodução)
Além de dimensões não usuais, a antiga base abriga restos de cerâmica, telhas, cacos de vidro, moedas e até restos de armas utilizadas pelos soldados. No novo sítio arqueológico também foi possível identificar seções da antiga Via Pretória, uma estrada pavimentada que passava dentro do acampamento militar.
(Imagem: Israel Antiquities Authority/reprodução)
Yotam Tepper, chefe das escavações em Megido, destaca que havia um cruzamento de estradas no centro da base militar.
“Duas estradas principais se cruzavam no centro do acampamento de 550 m de comprimento e 350 m de largura, e aqui foi erguida sua sede”, descreveu.
Na sede relatada por Tepper havia uma espécie de pódio semicircular que era circundado por uma extensa área pavimentada, no que parece uma praça antiga.
Em entrevista, Yotam Tepper exaltou a importância dessa descoberta. “A contribuição única dos resultados deste projeto de pesquisa reside na raridade de tais descobertas arqueológicas”.
Para o coordenador das escavações, o acampamento agora descoberto parece ser uma base militar completa, enquanto os anteriores tinham características temporárias.
“Embora campos militares romanos sejam conhecidos em Israel, eram acampamentos de cerco temporários ou pequenos campos pertencentes a divisões auxiliares. Nenhum se compara a todo o complexo da base legionária, como foi descoberto nas escavações arqueológicas em Legio, próximo ao entroncamento de Megido”, disse.
Comentários estão fechados.