ArtStation vs Artistas: manifestações demonstram o descontentamento com imagens geradas por IA e viram movimento na internet
Tudo começou quando os usuários da plataforma resolveram demonstrar sua indignação diante das publicações de artes automatizadas por IA.
Não é novidade que a Inteligência Artificial tem tomado cada vez mais espaço no mundo atual. Mas o que antes era motivo de brincadeiras, passatempo, tendência e novidade se tornou um tormento nas últimas semanas.
Leia mais: Tecnologia Meta: inteligência artificial escreve artigos acadêmicos e TCCs
Tudo começou quando a maior e mais popular plataforma para artistas de todo o mundo, a ArtStation, virou alvo de críticas e descontentamento por parte de seus usuários. A plataforma funciona como um “LinkedIn” para artistas, que deixam nela seus portfólios e imagens autorais. Nela, também é possível comentar, curtir e compartilhar mensagens e comentários.
Acontece que, nos últimos dias, milhares de artistas protestaram enviando Spam para seus portfólios dizendo “NÃO” às imagens IA. Isso porque a ArtStation permite que imagens geradas automaticamente por IA apareçam como destaque em sua principal seção.
Assim, os artistas estão se sentindo menosprezados e substituídos, como se fossem incapazes de ter um trabalho tão bom quanto o da nova tecnologia, mesmo sendo extremamente talentosos.
Os artistas resolveram demonstrar sua indignação diante dessas publicações de artes automatizadas por IA, com a alegação de que muitos artistas usam a plataforma de forma honesta para divulgar seu trabalho e conseguir emprego. Ou seja, para muitos deles, não são só artes ou um passatempo, é seu ganha pão.
Levando em consideração o quanto a plataforma é importante para estes artistas autônomos, podemos compreender sua indignação, já que os mesmos alegam ser inadmissível que imagens automatizadas recebam mais destaque que seu trabalho duro e suas imagens trabalhadas e bem produzidas.
Em contrapartida, a ArtStation alega que está no processo de dar aos usuários mais autonomia sobre como seu trabalho é indicado na plataforma, e que irá fornecer mais informações futuramente.
A ArtStation ainda alegou que não licencia o conteúdo de seus usuários a terceiros, e defende que os artistas devem e podem fazer a publicação de seus trabalhos como sendo de sua propriedade, ou com autorização do autor em questão. Contudo, isso não impede, segundo as suas diretrizes, que uma IA seja usada como ferramenta.
Enquanto o caos no mundo das imagens feitas por artistas vem se instalando, podemos acompanhar em tempo real o movimento ganhando cada vez mais força. Tanto que a hashtag #notoaiart e #saynotoaiart tem aumentado a cada segundo.
Assim, fica evidente que não podemos esperar por uma paz selada tão cedo! Cabeças podem rolar, empregos estão em jogo, e a situação atual envolve muito além do que artistas que criam imagens, entrando em outros parâmetros de trabalhos que envolvem o design de imagens correndo o risco de perder espaço para a IA.
Comentários estão fechados.