Top 3 cidades brasileiras no ranking das mais inteligentes do mundo
Quer saber quais são as cidades brasileiras que se destacam pela inteligência? Fique até o final e conheça os lugares que estão na disputa pelo título de mais inteligentes do mundo.
No Ranking Connected Smart Cities 2022, divulgado recentemente, três cidades brasileiras tiveram destaque entre as mais inteligentes do mundo! Mas o que significa ser uma cidade inteligente? Basicamente, são cidades que utilizam sensores eletrônicos para coletar e gerenciar dados de forma eficiente.
O principal objetivo é promover uma cidade mais sustentável e criativa, tudo isso com um único propósito: melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Para alcançar esse ideal, foram utilizadas tecnologias da informação que impulsionam a gestão urbana.
Dessa forma, é possível cuidar de questões importantes como o fluxo do trânsito, transporte público e até mesmo o descarte correto do lixo.
Para que você entenda melhor, confira a seguir como ficou a colocação das cidades!
São Paulo liderou a disputa
São Paulo é considerada a cidade mais inteligente do Brasil. E não é à toa! Com uma conexão de banda larga super rápida e mais de 99,8% da população com cobertura 4G, a conectividade na cidade é simplesmente incrível.
A cada 100 domicílios, 88,6 possuem acesso à banda larga, o que demonstra a ampla cobertura do serviço.
Mas não é só isso! São Paulo ainda oferece serviços com inteligência para a realização de cadastro imobiliário informatizado, assim como georreferenciado, além de agendamento de consultas na rede pública de saúde online.
Sem falar na independência de empregos no setor público e nas diversas oportunidades profissionais que a cidade oferece.
E sabe o que mais? A cidade também ganha destaque na questão da mobilidade e acessibilidade. Tudo isso mostra como São Paulo está sempre em constante evolução e se preocupando com a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Curitiba, no Paraná, é referência em capacidades tecnológicas
Curitiba tem uma característica muito diferente das outras cidades brasileiras: ela é bastante tecnológica e moderna.
Os cidadãos de lá têm acesso a muitos serviços públicos tecnológicos que tornam a rotina ainda mais fácil e prática.
É como se a cidade fosse conectada a uma grande rede mundial de computadores. Além disso, Curitiba tem investido bastante em tecnologia inclusiva, ou seja, a ideia é incluir digitalmente todos os moradores em diversos aspectos da cidade.
Por exemplo, é possível acessar transportes urbanos e intermunicipais com facilidade, aplicativos de saúde para a rede pública, bibliotecas eletrônicas e escolas de robótica espalhadas por toda a cidade.
Florianópolis, em Santa Catarina, é considerada um modelo em Inteligência
Essa é uma cidade que tem se destacado por ser muito inteligente, especialmente quando o assunto é mobilidade e economia. Mas esse não é o único destaque de lá!
A cidade também está investindo bastante em ações que cuidam do meio ambiente e da educação, com iniciativas como a instalação de redes de esgoto, a digitalização dos recursos educacionais e o monitoramento de áreas de risco.
Além disso, o atendimento urbano de água e a recuperação de materiais recicláveis são outros pontos positivos da região.
Já ouviu falar na “Ilha do Silício” brasileira? Pois é, essa é uma das formas como Florianópolis tem sido chamada!
A cidade tem muito potencial para crescer ainda mais no ramo da tecnologia, integrando diversos modais de transporte com um serviço específico de monitoramento.
Comentários estão fechados.