As 5 melhores dicas para iniciar uma conversa difícil no relacionamento
Muitas conversas difíceis já começam com acusações e farpas, inviabilizando um diálogo saudável. Mas existem maneiras de iniciá-las que podem tornar a comunicação eficaz.
A parceria no relacionamento se constrói a partir da forma como nos comunicamos. Nessas horas, as palavras, o tom de voz e os gestos influenciarão no rumo que queremos alcançar. Uma conversa difícil, por exemplo, costuma provocar muita ansiedade e medo, emoções que atrapalham o objetivo de termos uma comunicação saudável.
Por isso, para ajudá-lo a se livrar da tensão nestes momentos, escrevemos as melhores dicas para você iniciar um diálogo delicado.
Leia mais: Conheça os sinais de que uma pessoa não quer mais conversar com você
Você costuma ter dificuldades para iniciar uma conversa no seu relacionamento?
Segundo os especialistas no assunto, estas são as melhores dicas para começar uma conversa difícil:
1. Fique calmo (a)
Em certos momentos, o nosso cérebro tende a agir por instinto em vez de pensar direito na situação. Por isso, monitore seus níveis de sentimentos e faça o possível para ficar calmo (a). O que você não pode deixar acontecer é ter duas pessoas reagindo exageradamente, fazendo da conversa uma competição de gritos.
2. Organize suas ideias com antecedência
O esperado em ter uma boa conversa é construir algo juntos, entretanto você pode criar um mapa mental para te guiar ao propósito. Sempre comece se questionando o que você quer alcançar como resultado, depois utilize a observação, as necessidades e a clareza para organizar suas ideias antes de iniciar a conversa.
3. Peça consentimento
Conversas difíceis correm o risco de cair em discussões acaloradas. Por isso, escolha um ambiente tranquilo e reservado, e antes de começar o diálogo, pergunte ao seu parceiro se ele está disposto a ouvi-la. Deixando o espaço confortável, você evita estresses gerados pela situação.
4. Esclareça o assunto
É muito importante que você defina de forma clara a sua intenção com a conversa, uma vez que as ironias e indiretas dão margens para mal entendidos. Portanto, não faça rodeios e vá direto ao ponto, mas lembre-se de ter cautela para não ferir ou magoar o outro.
5. Seja paciente
Se você vai abordar um tema delicado, não tenha pressa! A ansiedade atrapalha e pode comprometer o desfecho da questão. Por isso, vá devagar! Conceda tempo para o outro processar as informações e dê oportunidade para que se posicione sobre o assunto.
Lembre-se sempre:
A comunicação tem a capacidade de solucionar os desentendimentos, mas nem sempre as conversas terminam como planejado. Todavia, busquem sempre encontrar um equilíbrio entre as opiniões e mantenham o amor e o respeito um pelo outro.
Comentários estão fechados.