As cascas de cebola que você joga fora podem salvar as suas plantas!

Conheça duas formas de reutilizar esse refugo no seu jardim ou horta.

Na hora de preparar algum alimento que leva cebola em sua composição, a primeira coisa que “vai embora” para o lixo é a casca desse legume, não é mesmo? Porém, não deveria ser assim.

De acordo com especialistas, as cascas de cebola possuem uma ampla gama de minerais, vitaminas e outros nutrientes que podem justificar o seu reuso.

Pensando nisso, alguns entusiastas de jardinagem desenvolveram, já há muito tempo, formas de usar cascas de cebola na forma de fertilizantes, adubo e repelentes de insetos para plantas.

Continue lendo para conhecer produtos naturais à base de cascas de cebola que vão garantir a saúde das suas plantas.

(Imagem: divulgação)

Um ótimo fertilizante e adubo

A casca de cebola é um ingrediente e tanto para qualquer tipo de fertilizante ou adubo, sobretudo os caseiros.

Lembra dos nutrientes contidos nesse refugo que citamos anteriormente? Pois bem, os fertilizantes à base de cascas de cebola são repletos dos nutrientes contidos nelas. Nisso, quando são borrifados ou adicionados nas plantas geram verdadeiras injeções de vitalidade.

Ademais, caso as cascas sejam usadas diretamente no solo onde estão as plantas, sem nenhuma substância adicional, também podem servir perfeitamente. Afinal, à medida que forem se decompondo vão liberando os seus ricos compostos na terra.

Repelente de casca de cebola

Além de nutrientes essenciais, as cascas de cebola possuem também substâncias nocivas aos insetos e pragas que destroem plantas domésticas e de grandes cultivos.

Essas substâncias estão concentradas no extrato da cebola, que exala aquele odor característico que esse vegetal tem. Ou seja, seu simples cheiro já afasta pulgões, cochonilhas e outros visitantes indesejados nos jardins.

Para obter esse efeito desejado, basta adicionar cascas de cebola a certa quantidade de água, deixar a mistura “apurar” por entre 12h e 24h, e depois utilizar a água resultante, que deve estar filtrada, para borrifar as plantas.

Importante

Ao usar cascas de cebola como repelente, fertilizante ou adubo, faça-o com bastante moderação para não acabar enfrentando efeitos adversos.

O mau uso desse refugo pode causar queimaduras nas folhas de plantas, acidificação excessiva do solo, etc. Por via de dúvidas, procure formas assertivas e testadas de usar esse ingrediente natural para promover a saúde das suas plantas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.