As cidades do Brasil que prometem explodir no mercado imobiliário em 2025

Ranking das cidades brasileiras com maior potencial imobiliário, em diferentes segmentos de renda.

No fim de 2024, o mercado imobiliário brasileiro apresentou várias oportunidades e desafios. O índice de Desenvolvimento Imobiliário (IDI-Brasil) revelou as cidades com maior potencial ao considerar diferentes faixas de renda. Curitiba, Goiânia e São Paulo lideraram em suas respectivas categorias econômicas.

A cidade de Curitiba se destacou no segmento econômico, enquanto Goiânia liderou no médio padrão; por sua vez, São Paulo se consolidou como o principal município no segmento de alto padrão. A demanda por imóveis está atrelada a fatores como legislação e dinamismo econômico.

Mercado imobiliário no Brasil possibilitou várias oportunidades para investidores em 2024 – Imagem: reprodução/Geralt-Pixabay

Cidades em destaque no segmento econômico

Curitiba ocupa a primeira posição no segmento econômico, com uma nota de 0,909. Entretanto, a legislação municipal restritiva dificulta o acesso a imóveis novos, o que força muitos a buscarem opções na região metropolitana. Veja as pontuações das melhores cidades no ranking:

  1. Curitiba (PR) – nota 0,909;

  2. Fortaleza (CE) – nota 0,849;

  3. São Paulo (SP) – nota 0,791;

  4. Goiânia (GO) – nota 0,762.

Goiânia: destaque no médio padrão

Goiânia se sobressaiu no padrão médio, com uma nota de 0,807. Mudanças na legislação municipal e um plano diretor eficiente alavancaram a cidade e a tornaram um polo atraente para novos empreendimentos imobiliários; confira as notas:

  1. Goiânia (GO) – nota 0,807

  2. São Paulo (SP) – nota 0,782

  3. Florianópolis (SC) – nota 0,655

São Paulo domina o alto padrão

No segmento de alto padrão, São Paulo lidera com nota 0,850. A variedade econômica e a dimensão da capital paulista garantem uma demanda contínua. Goiânia e Florianópolis também se destacam no ranking.

  • São Paulo (SP) – nota 0,850

  • Goiânia (GO) – nota 0,833

  • Florianópolis (SC) – nota 0,733

O IDI utiliza alguns indicadores principais para avaliar a atratividade das cidades, como Demanda, Dinâmica Econômica e Atratividade para Novos Lançamentos. Esses fatores são cruciais para determinar o potencial de investimento no setor imobiliário.

O mercado imobiliário no fim de 2024 se mostrou promissor em diferentes regiões do Brasil. Curitiba, Goiânia e São Paulo lideraram em suas categorias e apresentaram oportunidades únicas para investidores e compradores.

* Com informações da revista Exame.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.