As cinco ferramentas de inteligência artificial que repercutiram em 2022
Em 2022, algumas inteligências artificiais alcançaram outro patamar com a aprovação do público: apenas cinco ganharam destaque.
As inteligências artificiais chegam para adequar o mundo quando as soluções humanas não dão jeito. O auxílio das IAs é algo que pode ser utilizado com grande frequência na atualidade. Em 2022, estes foram os maiores destaques da evolução dos robôs.
Os maiores lançamentos de inteligências artificiais em 2022
1. Identificando a doença de Parkinson
Os pesquisadores publicaram uma IA que identifica o Parkinson. Especialistas comprovam que a doença não é algo fácil de ser descoberto, pois muitos sinais tornam-se evidentes somente quando a doença está avançada.
A doença neurológica pode ser descoberta conforme os padrões em que a pessoa respira enquanto dorme. Além de identificar a doença, o sistema também pode medir a gravidade e avaliar em casos de melhorias. Em 86% dos casos, basta apenas uma noite de sono para que a IA possa identificar a doença.
2. Tradução de idiomas por meio da fala da Meta
A empresa organizadora do Facebook, Meta, criou a ferramenta que possibilita a tradução de idiomas por meio da fala. Os tradutores, normalmente, utilizam-se de palavras escritas para traduzir algo.
A testagem foi feita para que a IA traduzisse do inglês para o Hokkien, utilizando métodos quase que impossíveis de serem adotados. O Hokkien não é uma língua que possui escrita, acontece somente na fala. O mesmo sistema, conforme indicou a Meta, poderá ser útil futuramente para traduzir outros idiomas por meio da voz.
3. IA que preenche palavras que faltavam em escritos antigos
A ferramenta foi criada para que pesquisadores pudessem preencher pequenas palavras que estavam incompletas. Por nome Ithaca, a IA auxiliou historiadores a repararem algumas palavras e a identificarem qual era o lugar de origem daquela escrita.
Os pesquisadores da DeepMind apontaram que o sistema é considerado “a primeira rede neural profunda” capaz de identificar as partes do texto que estão incompletas ou os escritos que foram danificados com o tempo.
4. IA para identificar e prever aromas
A inteligência artificial pode criar ou identificar diferentes tipos de cheiros. As pesquisas foram baseadas em resultados anteriores para que a tecnologia fosse reproduzida, a fim de criar um “mapa de odor principal”. Na pesquisa, a IA consegue identificar quais são as moléculas que produzem o cheiro.
A inteligência pode fazer parte de diferentes setores, inclusive para evitar as doenças que são transmitidas por insetos. O mercado de saúde, grandes indústrias de fragrâncias e alimentos poderão ser beneficiadas pela inteligência artificial.
5. Identificando a emoção dos porcos
A ferramenta consegue identificar e interpretar os sons que os porcos emitem. Por meio desses sons, interpretam quais são as emoções sentidas no momento. A meta é que a agricultura possa observar as emoções dos animais.
A IA faz uso de um grande arsenal de gravações de mais de 400 porcos. Assim, os pesquisadores desenvolveram uma espécie de algoritmo para a inteligência artificial identificar as emoções que os porcos sentem. Mais de 7 mil gravações de áudio foram úteis no treinamento do algoritmo, fazendo com que ele alcance 92% das vezes a emoção correta.
Comentários estão fechados.